DestaqueSaúde

Campanha Novembro Azul mostra aos homens que se cuidar é agir com inteligência

Mês dedicado à saúde deles busca orientar contra comportamento ainda comum e muito prejudicial

 Você certamente conhece algum homem que não gosta de ir ao médico, não é mesmo? Muitos ainda acham que é bobagem, que têm saúde de ferro e cuidar da própria saúde fica sempre em segundo plano. Este comportamento é muito prejudicial, já que boa parte das doenças que mais matam os homens pode ser prevenida ou tem cura se diagnosticada a tempo.

Demonstrar que se cuidar significa, também, agir com inteligência é o objetivo da “Campanha Novembro Azul – Mês dedicado à saúde do homem”, feita pela Prefeitura de Chapadão do Sul. Durante todo o mês, será feito um trabalho de conscientização orientando os homens quanto à importância de se prevenir e ter uma vida saudável: pesquisa do Ministério da Saúde aponta que pelo menos 50% dos homens não vai ao médico por pensar que nunca precisou de cuidados.

Doenças do coração, hipertensão, câncer e diabetes estão entre os principais problemas de saúde enfrentados pelos homens, em particular na fase adulta.  Existem inúmeros exames de rotina que detectam esses males e, com o auxílio médico, é possível encontrar formas eficazes de prevenção e cura.

Um dos grandes alvos de preconceito e tema que praticamente originou o movimento Novembro Azul, o combate ao câncer de próstata continua sendo um foco da campanha. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), este é o segundo tipo de tumor mais frequente entre os homens em todo o mundo.

Ocorre que a doença tem cura, cujas chances são muito maiores com diagnóstico precoce, ou seja, se ela for detectada logo no começo. Para isso, é preciso passar pelo exame médico, que é feito inicialmente em duas etapas: coleta de sangue, o chamado PSA (Antígeno Prostástico Específico), e o toque retal.

A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a todos os homens que procurem uma unidade do município e faça os exames de rotina.

E, diante da constatação de que o preconceito ainda é uma grande barreira para isso, sugere que eles coloquem a mão na consciência e pensem bem: o homem que se cuida, levando uma vida saudável, também terá muito mais tempo para cuidar da própria família.

 

Por que novembro?

A ideia do Novembro Azul é nova no Brasil, mas já existe desde 2003 na Austrália, tendo como base o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. Somente esta doença acomete em torno de 2 milhões de homem a cada ano em todo o mundo, sendo seis em cada 10 casos diagnosticados em homens com mais de 45 anos.

Ao longo dos anos, o conceito vem se ampliando, passando a envolver o cuidado com a saúde do homem em todos os aspectos, e ganhando ressonância em todo o mundo.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima