DestaqueSocial

Começa nesta sexta-feira o 28º FEGAMS. Cultivando a Tradição já está em São Gabriel do Oeste

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) e o CTG Chama Crioula realizam, de 15 a 17 de dezembro, em São Gabriel do Oeste, o 28º Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams) com o tema “Gaúchos e Sul-mato-grossenses: duas culturas, um só chão!”.

“Chegamos à vigésima oitava edição do Festival e apesar das dificuldades vivenciaremos um grande momento para o desenvolvimento artístico e cultural da tradição gaúcha no nosso Estado, onde reuniremos a maior concentração de tradicionalistas”, destaca Natal José Marchioro, Presidente do MTG-MS gestão 2015-2017.

Durante a Solenidade de Abertura, a partir das 19h30 desta sexta-feira (15), acontecerá a cerimônia de Posse da nova Diretoria do MTG-MS para o mandato 2017-2019. Natal José Marchioro transmitirá o cargo ao tradicionalista Agadir Mossman.

De acordo com a comissão organizadora do Fegams, cerca de 600 integrantes, de nove CTG’s do Mato Grosso do Sul, participarão das competições artísticas (poesia, causo, declamação, canto, musica e danças) e esportivas (bocha, bolão, tava e truco), divididos nas categorias Mirim, Juvenil, Adulto, Xirú e Veterano. “Faremos uma grande integração entre os CTG’s participantes e teremos a oportunidade de conhecer o trabalho cultural realizado nesses Centros de Tradições Gaúchas. Convidamos a população a prestigiar nosso evento”, coloca Agadir Mossman, tradicionalista que assumirá a presidência do MTG-MS nos próximos dois anos.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, a delegação do CTG Cultivando a Tradição, de Chapadão do Sul, embarcou no início da noite desta quinta-feira (14), em ônibus fretado, e já se encontra acampada no recinto do festival.

Cerca de 80 componentes integram o grupo que participará de todas as modalidades. Apesar das atenções estarem voltadas, em sua maioria, para as Danças Tradicionais, a equipe de canto e música instrumental do CTG Cultivando a Tradição, comandada pelo professor Martin Palomares, é a grande favorita à conquista de muitos troféus, uma rotina que se repete há mais de uma década, graças ao trabalho e ao talento do grupo.

Espera-se do elenco Mirim de Danças Tradicionais, sob a responsabilidade do professor Jaime Ledesma, uma grande apresentação e uma colocação entre os melhores do Estado, repetindo o feito conquistado no último Rodeio Artístico.

Tradicionalistas do Cultivando a Tradição, em uma roda de chimarrão, aguardam o início das atividades.
Acampamento do CTG Cultivando a Tradição, ao amanhecer desta sexta-feira.

O 28º Fegams é uma realização do MTG-MS e CTG Chama Crioula com o apoio da CBTG, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de São Gabriel do Oeste. O festival é aberto ao público e a entrada para as apresentações artístico-culturais é franca.

Colaboração: MTG/MS

Notícia relacionada

CTG Cultivando a Tradição vai em busca dos primeiros lugares no 28º FEGAMS

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima