Política

Consciência Negra foi tema de debate na reunião do Bolsa Família

Na tarde da última quinta-feira, 16, a equipe do CRAS Cerrado realizou uma ação com as beneficiárias do Programa Bolsa Família. As mulheres que chegavam para o encontro eram recepcionadas pelas técnicas e presenteadas com uma faixa para os cabelos.

Assim, as técnicas iniciaram a reunião falando sobre o tema Consciência Negra, enfatizando que a data é celebrada no Brasil no dia 20 de novembro. A data está incluída na semana da Consciência Negra e tem por objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

Em seguida os presentes assistiram ao “curta metragem” “Ninguém nasce racista”, e para estimular a discussão foi realizado um bate papo sobre o assunto abordado no vídeo assistido.

Dando continuidade, foi realizada a dinâmica Bola de Fogo, com a música Respeite a Cor da Minha Pele. (Toca a música e quando parar quem ficou com a bola na mão escolhe uma frase do painel para discutir com o grupo e contar se teve alguma experiência acerca do assunto abordado).

Essa modalidade de ação é uma estratégia preventiva que visa estimular as famílias a pensar nas situações de discriminação e preconceito enquanto desrespeito aos nossos direitos e não como algo natural.  Os relatos de discriminação que surgiram no bate papo evidenciam que ainda estamos muito distantes de ver coerência nos discursos de igualdade racial no Brasil. Tal iniciativa é uma forma de promover o acesso a informações e, com isso, desnaturalizar práticas cotidianas racistas.

Para finalizar esse momento as participantes foram convidadas a fazer a colagem das mãos com tinta no painel confeccionado pela equipe do CRAS para a atividade.

 

Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima