Saúde

Controle de Vetores realiza palestra na ESF Sibipiruna sobre perigos do Aedes Aegypti

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos trazidos pelo mosquito Aedes Aegypti, na tarde da última terça-feira (6) a equipe de Controle de Vetores de Chapadão do Sul realizou uma palestra na ESF Sibipiruna.

Para exemplificar os cuidados que a população deve ter em seus lares, uma maquete foi montada no local e ainda foram utilizados materiais explicativos e um microscópio.

A Campanha é “10 minutos contra o Aedes Aegypti: Tire um tempinho do seu tempo e tome uma atitude”, pois isto é o necessário para proteger você, sua família e toda a comunidade das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

Uma semana é o tempo médio do chamado ciclo de vida do mosquito. Ou seja, o período que ele precisa para passar da fase de ovo para mosquito adulto.

Já os dez minutos é o necessário para fazer uma checagem semanal na sua casa, nos locais onde normalmente as fêmeas põem os ovos. Evitando que novos mosquitos cheguem à fase adulta, também freamos a transmissão de doenças.

  

Dicas importantes para a eliminação dos criadouros

– caixas d’água devem estar totalmente vedadas, evitando a entrada e saída de mosquitos;
– calhas devem ser limpas, sem folhas e sujeira;
– galões, tonéis, poços, latões e tambores devem sempre estar totalmente vedados;
– qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado: pneus velhos devem ser guardados em locais cobertos, enquanto garrafas vazias precisam ser empilhadas com a boca sempre para baixo;
– limpe ralos e coloque telas de proteção;
– até bandejas da geladeira podem virar criadouros, então elas devem estar limpas e secas;
– jamais coloque água nos pratinhos de vasos de planta; preencha com areia e lave semanalmente estes recipientes;
– vire baldes e vasilhames da área de serviço de boca para baixo;
– se você usa lonas para cobrir objetos ou entulho, garanta que elas estejam bem esticadas, evitando a formação de poças;
– piscinas e fontes devem estar sempre limpas e tratadas com os produtos específicos para isto.

Ficar livre dos malefícios causados pela dengue, zika e chikungunya é fácil, mas depende do esforço de todos. Se cada um fizer a vistoria semanal e acabar com os criadouros do Aedes aegypti, toda a população de Chapadão do Sul ganha em saúde e bem-estar.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima