DestaqueGerais

Fazendeiros bloqueiam canais e provocam mortandade de peixes no Rio Taquari

Um dos principais afluentes do rio Paraguai, o Rio Taquari, na região do Caronal, município de Coxim (MS), vem sofrendo com a ação de fazendeiros que fecham as bocas das baías, lagoas e canais, impedindo que os peixes retornem para a parte baixa do rio após a desova.

Segundo denúncias feitas por pescadores que acessam a região, os fazendeiros interferem no curso das águas, impedindo o retorno de milhares de exemplares que acabam morrendo pela falta de oxigenação, principalmente nas baías, lagoas e canais, onde grande parte dos peixes habita, se alimenta e, já na fase adulta, retorna para o leito do rio para, na época da piracema, desovar na parte mais alta, onde existem cachoeiras e corredeiras.

Para concluírem o seu ciclo de reprodução, esses peixes precisam subir o rio para queimar gordura abdominal, o que favorece a expulsão das ovas, necessitando das águas revoltosas e turbulentas da parte alta para um maior aproveitamento de eclosão, pois caso desovassem na parte baixa, todas estariam vulneráveis à ação das demais espécies, ou mesmo morreriam devido à baixa oxigenação e na disputa por espaço e alimento.

Essa ação de fechamento é feita por grandes latifundiários, utilizando-se de dragas, lacrando as bocas das baías, lagoas e canais divergentes, impedindo que os cardumes voltem para o leito do rio. Com a interrupção do acesso, os peixes que sobem para a desova acabam ficando presos e acabam.

Segundo informou um dos pescadores, isso já é recorrente e dura cerca de 40 anos. Para “aliviar a barra” perante a justiça, a cada ano um dos fazendeiros pertencentes a determinado grupo realiza o fechamento de uma baía ou canal, matando toneladas de peixes.

Ainda segundo o pescador, os fechamentos são todos custeados por um consórcio formado entre eles, que reúne cerca de sete fazendeiros, todos com  dezenas de milhares de hectares. Para gerir a ação e torna-la legal perante a justiça, um desses fazendeiros teria fundado uma ONG chamada SOS Taquari, que manipularia dados para legitimar essas ações.

O resultado disso é a redução dos estoques da região, matando milhares de peixes que não conseguem seguir o seu fluxo na reprodução. Coxim já foi reconhecida internacionalmente como a capital nacional do peixe, mas com esse tipo de intervenção, está perdendo esse posto.

A sensação que os pescadores têm é que a impunidade impera na região, dada a situação de conflito de interesses, já que tais fazendeiros estariam amparados por políticos que acobertam a ilegalidade.

No vídeo abaixo, podemos notar a situação que está o local e a quantidade de peixes que está morrendo em decorrência das mudanças na região.

Fonte: MSTodoDia

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima