DestaqueSaúde

Fundação Chapadão reúne parceiros em projeto de combate à dengue. Câmara apoia a causa

A Fundação Chapadão informou a realização de projeto pioneiro no município no controle biológico do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com Elo Ramiro Loeff, produtor rural e membro da fundação, a pesquisa realizada pela entidade utiliza o plantio da Crotalária Spectabilis, planta de cobertura de solo, na redução da incidência do mosquito aedes aegypti na região. Segundo ele, a florada da Crotalária, que ocorre entre 80 a 100 dias após o plantio, atrai uma espécie de libélula predadora natural do mosquito, ainda na fase larval. A experiência já foi comprovada e é aplicada em outros municípios, nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.

Representantes de entidades, empresas privadas, Prefeitura e Câmara Municipal se uniram no combate à dengue, questão de responsabilidade coletiva e cidadania.

O movimento distribuirá gratuitamente saquinhos com sementes da planta para toda a população, com instruções de plantio, irrigação e colheita. Os moradores poderão fazer o cultivo em quintais e terrenos em toda a cidade, como forma adicional de combater o mosquito. Importante salientar que é de suma importância a continuidade das demais práticas, como a limpeza dos quintais e eliminação de focos de água parada.

Participam da ação a Prefeitura e Câmara Municipal, APECSUL, gráficas Chapadão e Styllus, Igreja Católica e Fundação Chapadão, cujos membros, Germipasto, Ruy Pigato e Josemar, fizeram a doação das sementes.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima