Saúde

Macaco bugiu é encontrado ferido em propriedade rural de Três Lagoas

Uma macaca, da espécie Bugio, foi encontrada por moradores de uma propriedade rural, a aproximadamente 15 quilômetros de Três Lagoas, na região da Ilha Comprida, na tarde desta terça-feira (23). Acionada, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas foi ao local acompanhada de uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Na propriedade rural, a equipe constatou que o macaco estava com diversas lesões pelo corpo.

 

Risco

De acordo com veterinário e coordenador do CCZ, Hugo Nogueira Faria, é baixa a possibilidade de o animal ter contraído a Febre Amarela, mas ainda assim, o fato gera alerta até a divulgação do resultado de exame sanguíneo.

“Acreditamos que tenha sido vítima de algum outro animal, pois os ferimentos se assemelham a mordidas. Mesmo assim, principalmente pela quantidade de ferimentos, o animal foi recolhido e levado para o quartel local da PMA para coletarmos amostras de sangue, que serão levadas, dentro de 24 horas, para Campo Grande onde serão analisadas para constatar se há o acometimento por alguma doença, como, por exemplo, a Febre Amarela”, explica Nogueira.

 

Transmissão

No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá por meio do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Por isso, a equipe do CCZ reforça que os macacos devem ser preservados, pois do mesmo modo que o ser humano é infectado pela doença por meio da picada dos mosquitos, os macacos também são.

“Ressaltamos que, os macacos não são os transmissores da doença, por isso não há razão para machucar ou mesmo matá-los”, reforça o coordenador do CCZ.

JPNews

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima