Gerais

População sul-chapadense aprova e faz uso do Ecoponto

O primeiro Ecoponto instalado em Chapadão do Sul está obtendo ótimos resultados já nos primeiros dias de utilização. Em um projeto de extrema importância ambiental realizado pela Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da SEDEMA, Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, com colaboração da Secretaria de Obras, a população já está utilizando efetivamente os Ecopontos.

O protótipo, localizado na continuação da Avenida E, foi inaugurado oficialmente na última quarta-feira (14), com as presenças do prefeito João Carlos Krug, vice-prefeito João Buzoli, secretário da SEDEMA Felipe Batista, adjunto André dos Anjos, secretário de Obras Ivanor Zorzo, vereador Toninho Assunção e servidores municipais.

Durante uma semana, a população já fez total uso do espaço, sendo, segundo o secretário Felipe Batista, limpo diversas vezes neste período.

“Essa é a ideia deste importante projeto. Que a população faça o descarte corretamente dos resíduos sólidos, como poda de árvores, materiais recicláveis e pequenas quantidades de entulhos. Vemos que os sul-chapadenses abraçaram esta ideia e em breve lançaremos outros Ecopontos iguais a este em outros pontos estratégicos da cidade. Ressalto também que os resíduos precisam ser acondicionados nas caçambas adequadas e de modo separado. Além disso, precisamos cuidar da limpeza do local, então, de modo algum se deve deixar resíduos no chão e é extremamente proibido lixo doméstico úmido e animais mortos”, esclarece o secretário.

Ecopontos

São locais onde os resíduos poderão ser descartados e acondicionados em recipientes apropriados, separadamente. É uma ação que faz parte da coleta seletiva e contribui para o meio ambiente. Poderão ser descartados: pequenas quantidades de resíduos das podas e roçadas, pequenas quantidades de entulho, partes de móveis e eletrodomésticos, além de resíduos recicláveis. Entretanto, é estritamente proibido descartar lixo doméstico, animais mortos e principalmente perecíveis. A Sedema também ressalta que os Ecopontos são para atender os pequenos geradores de resíduos. Os grandes geradores, como construtoras, jardineiros e similares, devem descartar os resíduos sólidos no antigo lixão.

Em Chapadão do Sul serão 10 Ecopontos. Todos os outros locais em breve receberão a mesma estrutura.

Especificado por cores, a caçamba laranja é destinada para entulhos, a vermelha é para poda e galhadas, a cinza tem a denominação de “Bota Fora” e é destinada para móveis e eletroeletrônicos, e na verde, materiais recicláveis.

Além das caçambas, o Ecoponto conta com totem explicativo, pneus para delimitação e arborização.

Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima