DestaqueSaúde

Prefeito Dr. Felipe participa do lançamento do Plano Estadual de Combate ao Aedes Aegypti

Chico-Ribeiro-10okO Governo do Estado de Mato Grosso do Sul oficializou nesta quinta-feira (7) as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti elaboradas através do Plano Estadual de Combate ao Vetor. A apresentação do Plano contou com a presença do ministro da saúde Marcelo Castro, juntamente com o governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o Secretário de Estado de Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares,

O Plano oficializa os trabalhos direcionados especificamente para o combate ao Aedes Aegypti nos 79 municípios do Estado, definindo ações de fiscalização e monitoramento, aperfeiçoando os trabalhos realizados pelos agentes de endemias e comunitários das cidades. Para o Governador Reinaldo Azambuja, o plano intensifica a luta engajada para exterminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Vírus Zika, e reforça a convocação para a participação intensiva da sociedade nos trabalhos.

“Começamos uma luta que não é apenas de governos, são ações que precisam da participação da sociedade, pois apenas desta maneira conseguiremos resultados efetivos no combate ao mosquito. Cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso trata-se de um trabalho de conscientização. Nosso principal objetivo é o engajamento de todos nesta campanha de enfrentamento e com certeza conseguiremos esta vitória”, destacou o governador.

Com a criação do Plano Estadual de Combate ao Vetor, um Conselho Estadual de Enfrentamento foi desenvolvido, com a participação de 27 instituições parceiras entre elas, Ministério Público Estadual, Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Militar, Tribunal de Justiça entre outras, que auxiliarão nos trabalhos do Plano Estadual. De acordo com o secretario de estado de saúde Nelson Tavares, o Plano atuará em eixos prioritários para que a execução das ações tenha resultados efetivos nos municípios.

“Nosso plano consiste em debater três eixos, sendo eles, a eficiência da visita do agente de endemias, que conta com o auxilio da Sala de Situação e o pagamento de produtividade à cada agente. As ações de bloqueio, que dependerão principalmente da atuação dos agentes e por ultimo, as mudanças de paradigmas. Com o registro de casos do Vírus Zika além das notificações por Dengue e Chikungunya , é primordial que possamos debater novas experiências que atinjam de melhor forma o vetor da doença, reduzindo assim os números de casos”, disse o secretário.

Plano Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

O ministro da saúde Marcelo Castro reforçou durante a sua visita a Mato Grosso do Sul as estratégias para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, mediante ao cenário de notificações de doenças como a dengue, Chikungunya e o Vírus Zika. Durante o evento na governadoria, o ministro falou sobre o atual cenário do vetor no país e como estão sendo trabalhadas as ações de controle através do Plano Nacional de Combate ao Aedes Aegypti.

Para o ministro, houve uma tolerância ao mosquito e hoje com o surgimento de casos do vírus Zika é imprescindível o trabalho unificado para o combate ao vetor.

“Fomos muito tolerantes com o mosquito da dengue e isto foi um erro fatal. O nosso apelo é mobilizar toda a sociedade brasileira declarando o mosquito Aedes Aegypti como inimigo numero 1 da população. Com o registro de casos de Dengue, Chikungunya, chegou ao Brasil em maio os primeiros registros de vírus Zika, transmitido pelo Aedes Aegypti. Nossa preocupação se tornou as gestantes por identificarmos a relação de casos de microcefalia em fetos nos últimos meses como causa da infecção pelo vírus Zika”, afirmou o ministro.

De acordo com o ministro, os trabalhos do ministério pelo Plano Nacional estão direcionados ao estudo de vacinas através das redes de pesquisas, juntamente a mobilização tanto dos estados, municípios e sociedade para combater o mosquito. “Não há outro caminho, mobilizaremos os agentes de endemias para que alcancemos até 31 de dezembro deste ano todos os domicílios do Brasil”, reforçou o ministro.

IMG-20160108-WA0003O Prefeito de Chapadão do Sul, Dr. Felipe, e a Secretária de Saúde Rosimary Barros participaram do lançamento da campanha. Na oportunidade as autoridades assinaram um termo de compromisso no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Em Chapadão do Sul terá inicio no dia 20 de janeiro, uma grande campanha de combate ao mosquito. Além da equipe de vetores toda administração municipal estará mobilizada.

A campanha a ser realizada em Chapadão do Sul foi debatida em audiência pública, realizada no último dia 16 de dezembro. Na oportunidade foram discutidas as estratégias e os materiais a serem usados na campanha e todos os presentes puderam manifestar suas opiniões.

Fonte: ASSECOM

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima