DestaqueSaúde

Prefeitura de Chapadão do Sul lança campanha contra o mosquito Aedes aegypti

Campanha “10 Minutos contra o Aedes aegypti” ensina população de Chapadão do Sul a acabar com criadouros do transmissor da dengue, zika e chikungunya

Dez minutos é muito tempo para você? Pois saiba que isto é o necessário para, uma vez por semana, proteger você, sua família e toda a comunidade das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya.

Uma semana é o tempo médio do chamado ciclo de vida do mosquito. Ou seja, o período que ele precisa para passar da fase de ovo para mosquito adulto.

Já os dez minutos, é o necessário para fazer uma checagem semanalmente na sua casa, nos locais onde normalmente as fêmeas postam os ovos. Evitando que novos mosquitos cheguem à fase adulta, também freamos a transmissão de doenças.

Este é o recado da campanha “10 Minutos contra o Aedes aegypti”, lançada pela Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Se todo mundo fizer sua parte, dedicando apenas dez minutinhos semanalmente, todos vencem a luta contra a dengue, zika e chikungunya.

A vistoria de 10 minutos deve ser feita especialmente em locais onde o mosquito costuma postar seus ovos. O Aedes aegypti usa ambientes com água parada para procriar, então a regra número 1 é não deixar que isso aconteça.

Veja algumas dicas importantes para a eliminação dos criadouros:

– caixas d’água devem estar totalmente vedadas, evitando a entrada e saída de mosquitos;

– calhas devem ser limpas, sem folhas e sujeira;

– galões, tonéis, poços, latões e tambores devem sempre estar totalmente vedados;

– qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado: pneus velhos devem ser guardados em locais cobertos, enquanto garrafas vazias precisam ser empilhadas com a boca sempre para baixo;

– limpe ralos e coloque telas de proteção;

– até bandejas da geladeira podem virar criadouros, então elas devem estar limpas e secas;

– jamais coloque água nos pratinhos de vasos de planta; preencha com areia e lave semanalmente estes recipientes;

– vire baldes e vasilhames da área de serviço de boca para baixo;

– se você usa lonas para cobrir objetos ou entulho, garanta que elas estejam bem esticadas, evitando a formação de poças;

– piscinas e fontes devem estar sempre limpas e tratadas com os produtos específicos para isto.

Ficar livre dos malefícios causados pela dengue, zika e chikungunya é fácil, mas depende do esforço de todos. Se cada um fizer a vistoria semanal e acabar com os criadouros do Aedes aegypti, toda a população de Chapadão do Sul ganha em saúde e bem-estar.

 

Informe Publicitário

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima