DestaquePolítica

Quase um ano após acordo de reforma, canil continua em situação precária. Vereadores querem ação do Executivo

Microchip identificará os animais domésticos de Chapadão do Sul. Este foi o título da matéria veiculada no site da prefeitura municipal no dia 08 de setembro de 2014, que destacava em seu texto o consenso entre Legislativo e Executivo, em relação à implantação do serviço de microchip nos animais domésticos de Chapadão do Sul.

A reunião aconteceu no gabinete da prefeitura e contou com a presença do Prefeito Dr. Felipe, a vice Liza Scheide, os vereadores Rosemari Cruz, Abel Lemes, Tânia Francini, Wagner Inácio e Sônia Maran, além do Médico Veterinário Luiz Fernando Silva Torres e da Secretária de Saúde, Rosemary Barros.

Durante a reunião ficou acordado que a prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal, faria a troca do forro, reformas do piso, construção de novas baias, além de outras melhorias no canil apresentadas na reunião. Na época, o prefeito afirmou ainda que o objetivo seria de que o canil fosse revitalizado para que o serviço pudesse ser oferecido com mais qualidade à população.

Porém, quase um ano após a reunião, pouco foi feito e o canil continua em situação precária. Durante o recesso parlamentar os vereadores Wagner Inácio, Rosemari Cruz e Elton Silva visitaram as instalações e conversaram com o médico veterinário responsável pelo local, Luiz Fernando Torres, para obter informações sobre a situação do canil.

Na última terça-feira (04) a Presidente da Câmara, Sônia Maran, esteve pessoalmente no canil para acompanhar os trabalhos, e o que viu foi a mesma situação de um ano atrás. Baias lotadas, telas remendadas e péssimas condições aos animais. a única melhoria feita no local foi a construção de algumas baias novas e um novo piso na área externa. Um investimento de pouco mais de 7 mil reais.

Na época da reunião foi acordado que a Câmara Municipal faria a devolução de 50 mil reais, que somados à contrapartida da prefeitura, somariam 100 mil reais de melhorias no local, porém, até o momento nada foi feito, mesmo com os recursos da câmara tendo sido devolvidos ainda no ano passado.

Outro ponto discutido na reunião, e que até hoje não saiu do papel, foi a implantação do serviço de “chipagem” dos animais, uma vez que, com o crescimento desenfreado da população de cães no município, alguns populares acabam abandonando os animais em vias públicas, e estes recolhidos pelo canil, que não tem condições de acomodar a todos. Segundo Sônia Maran, até hoje nem mesmo o Projeto de Lei adentrou na Câmara Municipal.

Em seu pronunciamento na segunda-feira (03) a vereadora Rosemari Cruz voltou a chamar a atenção para a situação do canil. Segundo a Presidente Sônia, em breve os vereadores deverão convocar uma reunião com a Secretária da SEDEMA, Alessandra Conforte, para cobrar providências, uma vez que o compromisso assumido há quase um ano ainda não foi cumprido.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima