DestaqueGerais

Reunião de Articulação com as redes Socioassistencial, Saúde, Educação e Segurança

_dsc0031Com vistas a promover o fortalecimento da Rede de Proteção e discutir estratégias de trabalho para enfrentar e melhor atender as demandas envolvendo situação de vulnerabilidade social familiar, de crianças e adolescentes, de idosos, de pessoas com deficiência e em situação de rua, matérias inseridas nas atribuições da 2ª Promotoria de Justiça de Chapadão do Sul, de titularidade da promotora Fernanda Proença de Azambuja, foi realizada nesta terça-feira, 18, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social, a 3ª Reunião de Articulação com as redes socioassistencial, de saúde, educação e segurança pública.

As reuniões acontecem mensalmente desde de agosto, por provocação do Ministério Público, e reúnem profissionais responsáveis por diversos equipamentos públicos do município, no intuito de melhor articular os serviços e, assim, agilizar a resolução de casos mais complexos.

O setor de Vigilância Socioasssitencial realizou o mapeamento das principais vulnerabilidades, por territórios, levantamento este que foi apresentado aos demais atores da Rede na reunião realizada no mês de setembro. A partir daí, foi possível verificar quais são os bairros que necessitam de maior atenção do poder público, os quais passaram a ser o alvo prioritário das ações em rede.

As informações territorializadas sobre as situações de risco e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos foram alvo de intenso debate entre os profissionais da assistência social, saúde, educação e segurança pública, conselheiros tutelares, gestores e a Promotora de Justiça. Além disso, cada segmento presente na reunião expôs os problemas enfrentados no seu âmbito de atuação, a fim de, em conjunto, buscar e construir soluções que vão de encontro às necessidades da população e à adequada oferta dos serviços públicos.

A visão de totalidade dos serviços de proteção, mediante articulação em Rede, avaliando necessidades e ofertas, permite traçar ações e estratégias mais efetivas para prevenção e para redução de agravos e contribui para o planejamento, gestão e execução da política pública e dos serviços, fortalecendo, assim, a função de proteção de toda a rede de Garantia de Direitos.

Ao final de cada reunião, encerradas as discussões e análises de casos, são feitas deliberações e pactuados compromissos com os serviços envolvidos, tudo visando à consolidação de um modelo de atenção com ações dirigidas proativamente para assegurar a oferta e efetivar o acesso das famílias e indivíduos a serviços públicos relevantes.

O balanço dos dois primeiros meses mostrou que a partir das reuniões houve maior interação entre os profissionais de toda rede, resultando em maior agilidade nos encaminhamentos e execução de projetos para prevenção de agravos, com atuação interdisciplinar.

Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima