DestaqueSaúde

Sábado é dia de vacinação contra a raiva

A RAIVA é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode ser transmitida para animais (mamíferos) e ao homem, é uma ZOONOSE. A transmissão se dá através do contato com animal infectado, principalmente pela mordedura e através da lambida em feridas abertas, arranhões e mucosa. A saliva é o local onde o vírus tem sua maior concentração e pode estar presente até cinco dias antes de manifestar os sintomas. Na zona urbana os cães são os principais transmissores da doença. Na área rural e na natureza um dos transmissores da Raiva é o morcego hematófago –  que se alimenta de sangue e animais silvestres.

Os principais sintomas da Raiva são: mudança de comportamento (tenta fugir, atacar, uiva muito), procura de lugares sem claridade, agressividade, aumento da salivação (baba), perda de apetite, falta de coordenação motora, paralisia e morte. Vale salientar que alguns animais intoxicados com agrotóxicos ou estricnina, tem sintomas parecidos com o da Raiva.

A Raiva não tem cura, portanto, a vacinação é a única maneira de controlar a doença.

Por conta disso, todos os anos é realizada a campanha de vacinação. Em 2014, o dia D contra a raiva está marcado para 27 de setembro, no horário das 07 às 17 horas.

A Secretaria de Saúde informou que irá mobilizar 36 profissionais do Canil, Vetores e Saúde, a fim de imunizar 80% dos cães da cidade, cuja meta é estipulada pelo Ministério da Saúde. Na campanha do ano passado o município superou a meta.

É importante ficar atento para os locais de vacinação, que serão os seguintes:

– Mercado Planalto – Avenida E

– Associação do Bairro Esperança

– Antigo Bar Canavieiras – Rua Vinte e Sete

– Praça 23 de Outubro

– Praça de Eventos

– Igreja Nossa Srª de Fátima –  Avenida São Paulo

– Bia salgados – Avenida Tocantins

– Escola Cecília Meireles – Avenida Goiás

– Escola Érico Veríssimo – Avenida Goiás

– Posto Ecológico – Avenida Goiás

-ESF Sibipiruna – Avenida Rio Grande do Norte

– Conveniência Oliveira – Rua Paranaíba, nº 1073

Não deixe seu melhor amigo ficar com raiva, vacine-o.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima