Secretaria de Saúde informa que não há medicamentos vencidos no Hospital Municipal e repudia denúncia irresponsável
A Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul divulgou nota informando que não há medicamentos vencidos no Hospital Municipal e repudia a denúncia irresponsável feita sobre essa questão.
De acordo com a farmacêutica do Hospital Municipal, Thaiz Cristyni Nunes Leonel, frequentemente é feita uma vistoria na validade dos medicamentos. Além disso, segundo ela, a equipe da farmácia, uma vez ao mês, faz uma triagem de todos os medicamentos e materiais para verificar a validade, o que é uma rotina há anos no Hospital.
No centro cirúrgico as enfermeiras se responsabilizam por essa vistoria e caso encontrem algum medicamento vencido ele é entregue à farmácia, que faz a reposição. Também é feita uma triagem nos carrinhos de emergência, de responsabilidade dos enfermeiros.
“É um boato totalmente sem fundamento”, garantiu a secretária, reforçando que a equipe do Hospital é profissional e trabalha com a maior seriedade possível.
A Secretária de Saúde ressalta que todos os procedimentos são seguidos e ainda enfatiza que também é de total responsabilidade do profissional fazer a verificação da validade do medicamento antes da aplicação no paciente.
“A equipe não é irresponsável para deixar medicamentos vencidos”, reforça a Secretária Rosimary Barros, tranquilizando a população e pedindo o alerta para informações e “boatos” inverídicos.
Para reforçar ainda mais esse controle, essa semana a equipe do Hospital está fazendo um arrastão e vistoriando os medicamentos em todos os setores.
“A equipe da farmácia é nota 10 e tem a maior preocupação e dedicação no trabalho, com atenção especial nos medicamentos, limpeza, temperaturas das geladeiras”, enalteceu Rosimary Barros.
Sobre a denúncia de que o CRF – Conselho Regional de Farmácia – teria multado o hospital é uma notícia mentirosa.
O conselho é um órgão fiscalizador do profissional farmacêutico, a quem compete fiscalizar vencimento dos medicamentos é a Vigilância Sanitária estadual e municipal.
Outra reclamação também é quanto ao funcionamento da farmácia 08 horas. Foi confirmado que é feita uma escala e nunca foi deixado de te acesso para a equipe de enfermagem. Para melhorar ainda mais o atendimento à população, está sendo feita a capacitação de um profissional e a farmácia ficará aberta 24 horas por dia, o que é o ideal.
A Secretária de Saúde enfatiza que desconhece essa informação de medicamentos vencidos e que está providenciando a verificação da denúncia, inclusive com o apoio da Ouvidoria Municipal.
Fonte: ASSECOM