O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 21h00 desta terça-feira (10), para o atendimento a um acidente automobilístico na BR 060, sentido Paraíso das Águas, a cerca de 10 km de Chapadão do Sul (MS).
A colisão violenta de Chevrolet Corsa, com placas de Chapadão do Sul, na traseira de uma carreta deixou levemente ferido o condutor do automóvel, que, segundo os bombeiros, foi encontrado consciente, orientado e exalando um forte odor de álcool, levando a crer que o mesmo pudesse estar embriagado. A vítima foi conduzida ao Hospital Municipal para o atendimento médico.
Álcool e direção
Normalmente, as pessoas acham que conhecem seu ponto de tolerância ao álcool e que podem beber sem colocar em risco a segurança no trânsito, mas estudos científicos apontam que não há uma quantidade de álcool que possa ser ingerida e considerada segura para se dirigir. Muitos fatores influenciam na absorção e na eliminação do álcool do organismo e mesmo pequenas quantidades são suficientes para comprometer a capacidade de condução.
Cabe lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, dirigir sob a influência de álcool, independente da concentração, ou recusar-se a fazer o teste do bafômetro, é uma infração gravíssima, com pena de multa, suspensão do direito de dirigir por um ano, recolhimento da CNH e retenção do veículo.
Além de infração de trânsito, dirigir sob a influência de álcool é crime, sujeito a pena de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter CNH.