DestaqueSaúde

Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno! Secretaria de Saúde reforça a importância do aleitamento

Há 20 anos acontecem em todo mundo ações em prol da amamentação. Durante o “Agosto Dourado” é realizada a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que destaca a promoção da saúde por meio da proteção, nutrição e desenvolvimento da criança.

A SMAM é pactuada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em mais de 170 países. Neste ano a SMAM 2020, com o lema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente/mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo.

 

Benefícios do Aleitamento Materno

São inúmeros os benefícios do aleitamento materno, dentre eles podemos citar:

  1. O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado pois atende todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade.
  1. Proteção ao recém-nascido contra doenças devido a transmissão de anticorpos da mãe para a criança.
  1. A amamentação pode evitar ainda problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores no bebê.
  1. O momento da amamentação aumenta o vínculo mãe-filho, o que por sua vez, combinado à perfeita composição do leite humano, pode influenciar positivamente na capacidade cognitiva da criança.
  1. Tem o potencial de prevenir a desnutrição, bem como reduzir o risco de sobrepeso e obesidade na infância, e as doenças crônicas não transmissíveis no adulto, além de promover a saúde materna.
  1. É de graça, prático, natural e não desperdiça recursos naturais.

 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o aleitamento é a maneira ideal para fornecer à criança nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável. Neste sentido, busca fortalecer as boas práticas para a promoção do aleitamento materno na Atenção Primária, na Atenção Especializada Ambulatorial e Hospitalar do município, garantindo o aleitamento materno na primeira hora de vida, realizando orientações à gestante durante o pré-natal e acompanhamento nas consultas puerperais e do recém-nascido no consultório e nas visitas domiciliares com equipe multiprofissional, sanando dúvidas e apoiando a prática do aleitamento materno.

Fonte: Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima