Nesta segunda-feira (3) aconteceu na Câmara Municipal de Chapadão do Sul a primeira Sessão Ordinária do mês de julho. Os parlamentares receberam, no espaço reservado ao projeto “Câmara Vai à Escola”, os alunos das escolas rurais do Assentamento Aroeira e da Pedra Branca, que é extensão da Escola Estadual Jorge Amado.
Pedro Miguel Pereira dos Santos representou a escola Aroeira e, em seu discurso, solicitou a reforma do prédio que, segundo ele, precisa de reparos nos banheiros, como a substituição de pias, azulejos e a construção de mais boxes para sanitários. O aluno também pediu que fossem feitas a pintura de toda a escola e a reforma da quadra de esportes. “Ela apresenta rachaduras em sua estrutura, podendo provocar acidentes e ferimentos nos alunos e professores. A construção de paredes que isolem a quadra, para proteger os alunos de ventos, chuva e calor, também seria importante”, destacou Pedro.
Pedro Miguel finalizou seu discurso pedindo atenção à casa dos professores, que têm ficado sem abastecimento de água em alguns períodos. O aluno sugeriu que seja construído um poço artesiano para que os docentes não fiquem sem água para consumo e agradeceu a oportunidade de participar do projeto. “Agradeço, em nome da equipe da escola, o convite para estarmos aqui. Esperamos os excelentíssimos vereadores para conferir as nossas indicações apresentadas aqui”, disse.
Rubiana Alves de Oliveira foi a representante da Escola Municipal Pedra Branca. Na tribuna, a aluna destacou uma necessidade que a comunidade rural tem. Ela solicitou que o caminhão de coleta de lixo passe na zona rural ao menos uma vez por semana, pois o lixo gerado na escola e nas propriedades rurais é descartado de forma imprópria e, em alguns casos, acaba sendo queimado, colocando em risco a saúde das pessoas e causando poluição no meio ambiente com os gases tóxicos liberados durante a queima desses resíduos.
Rubiana também solicitou que sejam implantados cursos profissionalizantes voltados para a área do campo, a instalação de roteadores nas salas de aulas que são multisseriadas, ocupada simultaneamente por três turmas. A estudante explicou que, enquanto os professores passam a matéria na lousa para uma turma, outra está com material impresso e a turma que fica com a parte das pesquisas, nunca consegue concluir durante a aula, porque o sinal de internet não chega até as salas de aula.
Para encerrar seu discurso, Rubiana pediu para que seja feita a colocação de toldos na área do refeitório, para proteger alunos e professores de chuvas, vento e sol e promover conforto e segurança durante as refeições. Agradeceu a oportunidade em poder participar do projeto e fez um agradecimento especial ao vereador Mika, que já fez o pedido para instalação do toldo.
Airton Antônio Schwantes (Tucano), presidente da Câmara de Vereadores, agradeceu a participação das escolas e seus representantes. O vereador Tucano ressaltou ainda que neste ano fez questão que todos os vereadores participassem do projeto “Câmara Vai à Escola”.
“Quero parabenizar os professores pela dedicação, seus diretores e coordenadores pelo trabalho que vêm fazendo nessas escolas rurais. Quero dizer que essas indicações que vocês apresentaram para a gente são de suma importância, porque a gente não está no dia a dia para saber quais são as necessidades de cada região, de cada escola”, destacou o presidente.
Na próxima segunda-feira, 10 de julho, serão realizadas as últimas sessões antes do recesso parlamentar. Acompanhe as redes sociais da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, onde são divulgados os horários das sessões e o trabalho feito pelos vereadores, para o desenvolvimento de Chapadão do Sul.
CLIQUE AQUI e confira a pauta da Sessão.