Economia

ANEEL aprova reajuste nas contas de energia de Mato Grosso do Sul

Foi aprovada nesta terça-feira (23), pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma proposta preliminar de reajuste nas contas de energia elétrica de Mato Grosso do Sul. O reajuste proposto é de 8,41% na conta dos consumidores residenciais e de 11,82% para as indústrias.

Além de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo terão aumento.

A informação divulgada pela agência é de que as propostas ainda serão debatidas em audiências públicas e passarão por uma nova votação na diretoria antes de começar a vigorar. Caso aprovada em todas as etapas, a cobrança da revisão iniciará no mês de abril.

A bandeira tarifária que será cobrada em fevereiro será divulgada oficialmente pela Aneel na próxima sexta-feira (26), porém, o diretor-geral da Agência, Romeu Rufino, antecipou que a bandeira verde deve continuar em vigor no próximo mês. A título de esclarecimento, a cor verde representa que não há cobrança adicional nas contas de luz.

Segundo Rufino, o volume de chuvas nos meses de dezembro e janeiro, considerado dentro do normal, permitiu a redução na cobrança da conta e a expectativa é de manutenção desse cenário. “Até agora, não tem nada que aponte em sentido contrário”, disse.

Nos últimos três meses de 2017, em razão do fraco volume de chuvas e da baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas, a Aneel autorizou a cobrança da tarifa vermelha, a mais alta prevista pela agência. Em outubro e novembro, vigorou inclusive a bandeira vermelha no patamar 2, com a cobrança extra mais alta, de R$ 5 para cada 100 kilowatt/hora (kWh) consumidos.

Correio do Estado

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima