DestaquePolítica

Antigo lixão de Chapadão do Sul será fechado e isolado a partir desta quarta-feira

A Prefeitura de Chapadão do Sul e a Sedema, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, informam toda população sul-chapadense que o lixão municipal encerrará suas atividades nesta quarta-feira (26), quando deixará de receber os resíduos. O local será fechado e isolado completamente.

Para os pequenos geradores de lixo, os resíduos domésticos (úmido e seco reciclável) deverão ser acondicionados em sacos plásticos e disponibilizados corretamente nos dias determinados para a coleta seletiva doméstica de porta em porta.

Os resíduos reciclados poderão ser colocados nos LEVs, Local de Entrega Voluntária, que serão espalhados pela cidade. Os LEV’s são locais onde a população pode descartar o lixo seco reciclável, como metal, plástico, papel e vidro.

Os resíduos reciclados, proveniente dos pequenos geradores de resíduos, também poderão ser depositados nos Ecopontos, que ao total serão 12 em toda cidade, abrangendo todos os bairros. Os Ecopontos são locais onde os resíduos poderão ser descartados e acondicionados em recipientes apropriados, separadamente. É uma ação que faz parte da coleta seletiva e contribui para o meio ambiente.

Poderão ser descartados: pequenas quantidades de resíduos das podas e roçadas, pequenas quantidades de entulho, partes de móveis e eletrodomésticos, além de resíduos recicláveis.

Especificado por cores, a caçamba laranja é destinada para entulhos; já a vermelha é para podas e galhadas; a cinza tem a denominação de “bota-fora” e é destinada para móveis e eletroeletrônicos; e na verde, materiais recicláveis.

 

Grande geradores

Os grandes geradores de resíduos deverão fazer a destinação diretamente na CTR, Central de Tratamento de Resíduos, separando-os conforme sua classificação.

Na CTR, também podem ser entregues pneus. Entretanto, não recebe resíduo de saúde, resíduo industrial e efluentes como, óleo de motor e graxa. Esses devem ser coletados e destinados por empresas especializadas

Destinação correta

O secretário da Sedema, Felipe Batista, esclarece à população que é necessário fazer a separação correta dos resíduos, para reciclagem total dos mesmos. Segundo ele, desde a coleta seletiva porta a porta, nos Ecopontos e nos caminhões com resíduos que vão até a CTR, deverá ser realizada a separação correta. “Temos que trabalhar juntos para que o CTR não vire um novo lixão. Toda população precisa ter consciência sobre os resíduos sólidos e a sua reciclagem. O material de limpeza de terrenos, como galhadas, podas e madeiras, não poder estar junto com resíduos da construção civil ou eletrodomésticos”, finaliza Felipe.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Sedema (67) 3562-1821. A Sedema está localizada à Avenida Quatro, nº 641, sala 04.

 

CTR                                                                 /                                                    ECOPONTO

 

Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima