DestaqueSocial

Ao apagar da Chama Crioula terminou a 35ª Semana Farroupilha do CTG Cultivando a Tradição

O CTG Cultivando a Tradição encerrou com chave-de-ouro as festividades da 35ª Semana Farroupilha.

Após 16 dias de atividades culturais e gastronômicas, com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, por meio de parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, empresas, entidades e famílias do município, foi extinta neste domingo (26) a Chama Crioula, que permaneceu acesa durante todas as festividades de 2021 e, ao som dos Hinos Nacional Brasileiro e Rio-Grandense, foram arriados os pavilhões, com a presença dos tradicionalistas, José Garcia, Elo Ramiro e Onéia Loef (família homenageada), Gerson e Ana Schwengber (Patrões do CTG), Joélita Martins (Diretora de Cultura do CTG) e Carlos Lauter. O Patrão Gerson Schwengber e o pioneiro Elo Ramiro Loeff apagaram a Chama Crioula.

Na sexta-feira (24) um show com o Canto Terra e Trem Pantaneiro trouxe de volta o tão apreciado arrasta-pé. Os mais aficionados pelas danças de salão não perderam tempo e, ao som da boa música sul-mato-grossense, dançaram até o dia raiar.

Antes, porém, alunos da APAE, no papel da família Loeff, contou em breve relato a história dos pioneiros. A homenagem e a encenação terminou com o bom e animado baile gaúcho.

O jantar mineiro, especialmente preparado pela APAE, contou ainda com a ilustre presença da deputada federal Rose Modesto, que compareceu acompanhada de correligionários e autoridades políticas locais.

No domingo (26), 35 costelões (a mesma idade do CTG) foram ao fogo ainda de madrugada. Ao meio dia o público já lotava as dependências do CTG para se deliciar com o suculento churrasco, ao som da boa música de artistas locais como, João dos Santos, Ricardo Lupatini, Léo Borges e Marcos Oliveira.

A tarde esteve reservada para as emoções das homenagens. O casal Elo Ramiro e Onéia Loeff, família homenageada da Semana Farroupilha, recebeu um troféu como recordação, o mesmo aconteceu com a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Alline Tontini que, ao fazer uso da palavra, parabenizou toda a patronagem e colocou o Legislativo Municipal, dentro do possível, a serviço do CTG Cultivando a Tradição.

Os Patrões do CTG, Gerson e Ana Schwengber, dignos de todo respeito e admiração, também foram presenteados e elogiados pelo compromisso assumido de, durante toda a pandemia, não deixar a entidade fechar as portas mesmo diante de tantas dificuldades, especialmente financeiras. O ato heroico da patronagem serviu de exemplo a outros CTGs do Estado que, por falta de iniciativa e perseverança, acabaram por sucumbir.

Gerson e Ana não contiveram as lágrimas ao ouvir a narrativa de seus feitos frente à entidade, superando um a um os obstáculos e, finalmente tendo esse trabalho reconhecido por toda a sociedade sul-chapadense que compareceu e prestigiou cada um dos eventos especialmente preparado para essa volta às atividades.

Toda a equipe que trabalhou durante a Semana Farroupilha aproveita agora para repor as energias e volta as atenções para o próximo grande evento, que é o show/baile com Baitaca e o Grupo Fundo da Grota, no dia 29 de outubro, no Salão Paroquial.

CLIQUE AQUI para acessar GALERIA DE FOTOS

CLIQUE AQUI para acessar GALERIA DE FOTOS DO ENCERRAMENTO

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima