
A Prefeitura de Chapadão do Sul informa que os serviços online da administração pública foram restabelecidos com segurança, como emissão de guias, sistema de Nota Fiscal Eletrônica, e demais serviços.
O ataque cibernético ocorrido no ambiente tecnológico municipal resultou na criptografia de dados, paralisação de sistemas e indisponibilidade de informações institucionais. Durante o período de instabilidade, a gestão optou por não divulgar detalhes técnicos da ocorrência, com o objetivo de evitar novos ataques ou tentativas de exploração das vulnerabilidades do sistema, que ainda estavam em processo de correção.
A Administração Municipal trabalhou de forma intensa e conseguiu recuperar 100% dos dados com a parceria de empresas especializadas.
Ações realizadas
A gestão municipal promoveu uma série de medidas emergenciais e estruturais, incluindo:
• Registro de boletins de ocorrência na Polícia Civil e na Polícia Federal;
• Contratação de empresa especializada para análise e recuperação dos dados criptografados;
• Aquisição de novos equipamentos de serviço, com maior capacidade e mais segurança;
• Preservação das máquinas afetadas para comprovação da materialidade do crime e posterior investigação;
Com base no Decreto nº 4.057/2025 e outras ações administrativas, a Prefeitura garantiu:
1. Nova série de Notas Fiscais, viabilizando a retomada da emissão de NFS-e;
2. Banco de dados provisório, permitindo o credenciamento emergencial de empresas;
3. Liberação provisória de CNDs, assegurando a continuidade de atividades empresariais e administrativas;
4. Emissão de Alvarás de Funcionamento, evitando prejuízos a novos empreendimentos;
5. Orientações por telefone, WhatsApp e e-mail, com atendimento reforçado aos contribuintes;
6. Atendimento presencial especial, com equipes orientadas para minimizar impactos à população.
Com a retorno do sistema, contribuintes já podem emitir Notas fiscais, certidões, BIC ou Ficha cadastral por meio do site oficial da Prefeitura acessando banners de fácil acesso disponíveis na página inicial.
A Prefeitura pede a compreensão dos contribuintes e solicita que caso seja identificada alguma divergência ou inconsistência de dados que seja informado o mais breve possível a Central de Atendimento – CAC ou Auditoria Tributária.
Como foi feita a migração dos dados também poderão ocorrer erros nas senhas de acesso ao sistema, e caso isso ocorra, a orientação é para que o contribuinte busque auxílio no Departamento de Auditoria Tributária. A solicitação para recuperação da senha deve ser feita através do sistema de protocolo 1 doc.
Mais segurança
A Prefeitura está implantando uma nova estrutura digital na Administração Municipal que irá oferecer padrões elevados de segurança, o que inclui backup externo, barreiras de intrusão e sistemas modernos de proteção contra ameaças. Neste sentido outros processos serão realizados como forma de modernizar ainda mais toda a infraestrutura de Tecnologia da Informação do município.
A Prefeitura de Chapadão do Sul reitera seu compromisso com a transparência, responsabilidade pública e modernização dos serviços. Mesmo diante de um cenário adverso, a administração agiu com agilidade, seriedade e foco na proteção dos dados e dos interesses da população sul-chapadense.
Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato pelos canais oficiais ou procurar atendimento presencial na sede da Prefeitura.
Os telefones (67) 3562- 5620 – CAC e (67) 3562- 5671 – Auditoria Tributária – estão disponíveis aos contribuintes.
Fonte: Assecom Prefeitura