Política

Após estudos, escola em tempo integral é uma possibilidade, diz Sônia Maran

Na terça-feira (17) estiveram na cidade de Costa Rica, a pedido da Presidente Sônia Maran, suas assessoras Marcia Zanini e Rosani A. Fernandes Beltram.

O objetivo da visita à cidade vizinha foi o de conhecer um pouco mais sobre o método implantado pela Secretaria de Educação daquele município, o ensino em tempo integral.

Após o retorno do prefeito Waldeli Rosa, no ano de 2013, foi estudado e habilitado o ensino integral em Costa Rica, com diversas atividades extracurriculares.

A Presidente da Câmara Sônia Maran quis conhecer e saber um pouco mais sobre esse trabalho, pensando em futuramente estudar essa possibilidade para Chapadão do Sul.

A educação em tempo integral tem por objetivo desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdo. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma, em todo País.

O Programa Mais Educação, do MECpor exemplo, trabalha neste sentido desde 2008, promovendo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida com os pais e a comunidade.

O Brasil tem muito a aprender com os países que hoje são modelo em educação. Na Finlândia, Coreia do Sul, Irlanda e Chile, os estudantes passam o dia todo na escola – em média, nove horas – enquanto por aqui, a maioria dos alunos não fica mais de cinco horas por dia em aula. E isso, claro, interfere não só na qualidade da educação como também no desenvolvimento do país.

Aos poucos, no entanto, esta realidade começa a mudar. Muitas escolas brasileiras já oferecem a opção do período integral, um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos nos estudos.

Além da estrutura física, como quadras, piscinas, salas de música e teatro, as escolas que trabalham em período integral oferecem também orientação em tempo integral. E os resultados aparecem.

Acredita Sônia que mais do que uma melhora no rendimento escolar, pais e filhos ganham muito em qualidade de vida ao optar pelo período integral.

Confira, a seguir, a importância de uma escola com período integral e o que estudar o dia todo pode trazer de bom para alunos e sua família.

  1. Melhora o rendimento do aluno
  2. Libera os pais para o trabalho
  3. Supre a necessidade de praticar esportes
  4. Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso
  5. Afasta o risco social
  6. Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas
  7. Oferece orientação nutricional
  8. Melhora a convivência em família
  9. Supre carências de lazer, cultura e acesso à tecnologia
  10. Desenvolve hábitos de higiene.

Preocupada com o futuro dos estudantes sul-chapadenses, a Presidente Sônia Maram sonha em um dia implantar esse método às escolas do município.

Costa Rica está sendo um exemplo na educação e o período integral foi bem aceito pelos alunos e seus pais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

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