DestaqueSaúde

Atenção com o Aedes Aegypti tem que continuar mesmo no período da seca

Apesar do período de estiagem, o Controle de Endemias da Secretária de Saúde de Chapadão do Sul orienta a população para continuar atenta ao controle do Aedes Aegypti. Vasos de plantas, bebedouros de animais e caixas d’água, dentre outros, são depósitos permanentes, por isso, é preciso estar mobilizado para evitar a proliferação do vetor, pois o mosquito se reproduz o ano todo e nesse período que eles colocam seus ovos no recipientes, depois basta chegar a água da chuva para eclodirem.

Os Agentes de Endemias continuam com as visitas de rotinas nas residências e aplicação de inseticida em vários pontos da cidade.

Os moradores também tem o dever de colaborar. A vistoria de 10 minutos deve ser feita especialmente em locais onde o mosquito costuma postar seus ovos. O Aedes aegypti usa ambientes com água parada para procriar, então a regra número 1 é não deixar que isso aconteça.

Veja algumas dicas importantes para a eliminação dos criadouros:

– caixas d’água devem estar totalmente vedadas, evitando a entrada e saída de mosquitos;

– calhas devem ser limpas, sem folhas e sujeira;

– galões, tonéis, poços, latões e tambores devem sempre estar totalmente vedados;

– qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado: pneus velhos devem ser guardados em locais cobertos, enquanto garrafas vazias precisam ser empilhadas com a boca sempre para baixo;

– limpe ralos e coloque telas de proteção;

– até bandejas da geladeira podem virar criadouros, então elas devem estar limpas e secas;

– jamais coloque água nos pratinhos de vasos de planta; preencha com areia e lave semanalmente estes recipientes;

– vire baldes e vasilhames da área de serviço de boca para baixo;

– se você usa lonas para cobrir objetos ou entulho, garanta que elas estejam bem esticadas, evitando a formação de poças;

– piscinas e fontes devem estar sempre limpas e tratadas com os produtos específicos para isto.

Ficar livre dos malefícios causados pela dengue, zika e chikungunya é fácil, mas depende do esforço de todos. Se cada um fizer a vistoria semanal e acabar com os criadouros do Aedes aegypti, toda a população de Chapadão do Sul ganha em saúde e bem-estar.

Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima