DestaqueGerais

Ato Cívico marca o Dia da Independência em Chapadão do Sul

Aconteceu às 07h30 desta segunda-feira (07), na Praça de Eventos de Chapadão do Sul (MS), um Ato Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

Um pequeno público se fez presente à solenidade, além de um grupo de alunos e professores da Escola Estadual Augusto Krug Netto.

O prefeito municipal Luiz Felipe Barreto de Magalhães, a presidente da Câmara, Sônia Maran, e o vereador Teacher Wagner, receberam das mãos dos soldados do Corpo de Bombeiros os pavilhões para o hasteamento, enquanto a Banda Municipal, sob a regência do Maestro Jurandir, executou os Hinos Nacional, do Município e da Bandeira, cantados por alunos do projeto Música e Arte da Secretaria de Cultura e Esportes.

A Independência do Brasil

A Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos de nossa nação.

Dom Pedro I teve a iniciativa de incorporar figuras políticas brasileiras que eram a favor da independência aos quadros administrativos de seu governo. Ele também decretou que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia.

Foi justamente essa medida que tornou sua relação política com as Cortes praticamente insustentável e, em uma última tentativa, a assembleia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal sob a ameaça de invasão militar, caso a exigência não fosse imediatamente cumprida.

Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I fez uma declaração oficial afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.

D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.

O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

Um dos primeiros a reconhecer o Brasil como uma nação foram os Estados Unidos. O reconhecimento de Portugal só veio em 1825, em troca de uma indenização de 2 milhões de libras.

Veja mais imagens da solenidade na Praça de Eventos.

DSC_3353DSC_3355DSC_3358DSC_3360DSC_3362DSC_3369DSC_3375DSC_3378DSC_3374DSC_3368

 

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima