DestaquePolítica

Câmara de Chapadão do Sul apresenta prioridades e projetos para o futuro

O Presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Sul (MS), vereador Alírio Bacca, reuniu, na manhã desta quinta-feira (11), a imprensa local, com o objetivo de levar ao conhecimento de todos e, principalmente, da população, o trabalho realizado pelo Legislativo Municipal nestes primeiros meses de mandato.

Lembrou Alírio Bacca da Legislatura passada, da qual fez parte, e das dificuldades no bom relacionamento entre os Poderes Legislativo e Executivo Municipais. Salientou o atual Presidente da Casa de Leis que, durante o seu mandato à frente da Mesa Diretora, em 2016, conseguiu, com a colaboração de todos os demais vereadores e, em sintonia com a Prefeitura, trazer alguns benefícios ao município e citou como exemplo a construção de uma quadra esportiva coberta no Assentamento Aroeira, atendendo a um grande anseio dos moradores daquela localidade, além da aquisição de um ônibus zero km para a Secretaria de Saúde.

Quis Alírio Bacca, com estes exemplos, mostrar que esta Câmara Municipal trabalha com o mesmo pensamento e objetivo, que é o de ajudar a recuperar o município.

Terminal Rodoviário

Neste ano de 2017, a Câmara Municipal mais uma vez se colocou à disposição do Prefeito e propôs ajudar na reforma do Terminal Rodoviário. Solicitou o Legislativo, ao prefeito João Carlos Krug, que fosse realizada a licitação dos serviços e aquisição de materiais e propôs a devolução de cerca de R$ 500 mil aos cofres públicos. Valor destinado ao custeio da obra que se encontra em caixa, à disposição da Prefeitura.

Uma das exigências do Legislativo foi a de que a Licitação fosse dividida em quatro segmentos diferentes, com o objetivo de economizar recursos, dar maior agilidade na execução dos trabalhos, facilitar a fiscalização e impedir que a empresa contratada terceirize os serviços. Os repasses do duodécimo acontecerão ao término de cada etapa contratada.

Animais abandonados

A Câmara e prefeito têm debatido com veemência o assunto, que no entender de Alírio Bacca, é de utilidade pública, tendo em vista o aumento e a continuada procriação, principalmente de cães, colocando em risco a saúde e a integridade física dos moradores, além de custar caro aos cofres públicos a manutenção dos animais em local adequado.

Um Projeto de Lei deve ser encaminhado ao Legislativo nos próximos dias, o qual deverá propor, inicialmente, a castração dos animais em situação de abandono e, futuramente, para a identificação, controle e a responsabilização dos proprietários, a “chipagem” dos bichinhos.

O Legislativo Municipal estuda a possibilidade de trazer estudantes de uma Universidade de Campo Grande, estagiários de veterinária, que poderão auxiliar no processo de castração dos animais.

Câmara Itinerante

Está em estudo pela Câmara de Vereadores, para o segundo semestre de 2017, a realização de reuniões com a população e a implementação das Sessões Itinerantes nos bairros, na Zona Rural e onde mais a comunidade se organizar e demonstrar interesse. O projeto está em fase de montagem de cronograma e deve ser definido até o meio do ano. ”Esperamos com isso nos aproximar ainda mais da comunidade e que a população tenha mais facilidade de acesso ao vereador, para assim trazer as suas reivindicações”, explicou Alirio Bacca.

Outro assunto abordado pelo Presidente é a questão das Associações de Moradores que, segundo ele, não exercem em Chapadão do Sul o seu verdadeiro papel, que é o de mobilizar a sociedade na busca por objetivos comuns que, muitas das vezes não está ao alcance do Poder Público.

União dos Vereadores

O Presidente Alírio Bacca aproveitou o ensejo para elogiar a união de todos os vereadores e o empenho de cada um na busca de soluções para os problemas do município e apresentou um pequeno resumo do que foi realizado nesses primeiros cinco meses do ano.

Até o momento:

– Indicações: 186;

– Requerimentos: 36;

– Projeto de Lei aprovados: 16.

Alírio Bacca, ao final do encontro, disse estar muito feliz por ter sido escolhido, entre 57 mil vereadores de todo o país, o único representante de Mato Grosso do Sul a fazer parte da Comissão responsável por entregar uma carta de reivindicações ao Presidente Michel Temer.

A Carta da Marcha dos Vereadores 2017 faz exigências no que diz respeito ao combate à corrupção, agilidade nas reformas política, trabalhista e previdenciária, melhor distribuição dos impostos arrecadados pela União, além de abordar temas como a Segurança Pública, Educação, Saúde, entre outros.

O encontro com a imprensa contou ainda com a presença dos vereadores Anderson Abreu, Toninho Assunção e Paulo Lupatini.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima