DestaqueEducação

Campus da UEMS em Chapadão do Sul muito próximo de se tornar realidade

Chapadão do Sul deu mais um grande passo para o que pode, muito em breve, transformar o município em um polo regional na área da educação.

O evento realizado nesta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores, reuniu uma pequena parcela da população, vereadores, prefeito, deputados e representantes da classe acadêmica, entidades e, inclusive, da UEMS, universidade que pode revolucionar o ensino técnico e superior em Chapadão do Sul.

As tratativas para a instalação de um campus da UEMS em Chapadão do Sul começaram ainda antes da pandemia da Covid-19, porém, o movimento tomou forma e ganhou força somente no início deste mês de julho, quando o prefeito, João Carlos Krug, e o presidente da Câmara de Vereadores, André dos Anjos, se reuniram em Campo Grande com o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho e o deputado Paulo Correa.

Sec. Guerino Périus

Abrindo os discursos da noite, Guerino Périus, Secretário de Educação e Cultura do Município, agradeceu, de forma especial, o esforço dos Poderes Legislativo e Executivo e que Chapadão do Sul possa fazer por merecer e seja destaque também na Educação, que já está no DNA do município, com investimentos desde o ensino básico. “Todo o desenvolvimento tem o seu custo: a sua formação, a sua gente, buscando sempre o melhor para o município”, disse Guerino.

 

Prof. Wilton Paulino Jr

Wilton Paulino Júnior, pioneiro no ensino superior, emocionado relembrou a sua luta, quando há mais de 20 anos implantou a primeira faculdade privada no município. “Estamos aqui para somar esforços. Nós que já dividimos a nossa casa para a implantação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quando eles ficaram lá por dois anos até que construíssem o seu espaço”, reforçando o quanto a FACHASUL foi parceira no crescimento e desenvolvimento educacional da região. “Feliz de um povo, de uma cidade, de um estado e de um país que preza e luta pela educação de seus cidadãos. Receberemos de braços abertos o campus da UEMS e nos colocamos a disposição para a concretização de mais esse sonho”, disse o presidente da Sociedade Educacional do Centro-Oeste.

André dos Anjos (Pres. da Câmara)

André dos Anjos, presidente da Câmara, falou da sua alegria em fazer parte de mais um movimento que trará mais desenvolvimento para Chapadão do Sul. Falou da sua luta para trazer a UEMS e da sua realização em ver que esse sonho está se tornando realidade. “A revolução industrial que tanto se almeja vai acontecer, mas primeiro precisamos fazer a revolução educacional e preparar os futuros profissionais, e tenho certeza que isso será possível com a vinda a UEMS para nossa cidade”, disse André.

 

Pref. João C. Krug

O prefeito João Carlos Krug falou da importância da vinda da UEMS para Chapadão do Sul, com um número de cursos significativo. “A vinda desse campus para Chapadão do Sul irá trazer muitos benefícios para nossa cidade, como o aumento da população e da mão de obra qualificada. Chapadão tem se desenvolvido e pode se tornar também um polo universitário de referência no estado, estamos dispostos ajudar no que for preciso” disse o chefe do Executivo Municipal.

Também fizeram uso da tribuna o deputado estadual Paulo Correa, presidente da ALEMS, e o deputado federal Dagoberto Nogueira, além do diretor do campus da UFMS Chapadão do Sul, professor Kleber Augusto Gastaldi, e o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, o último a falar.

Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho

Para o reitor, Chapadão do Sul tem muito potencial para abrigar um campus da Universidade Estadual do MS. “Estamos trabalhando nessa instalação há um bom tempo e todas as coisas são favoráveis, estamos estudando a viabilidade técnica para saber a demanda de cursos para a região e em breve termos mais uma universidade em Chapadão do Sul”, finalizou.

A reunião contou ainda com presença dos vereadores Airton Tucano, Alline Tontini, Vanderson Cardoso, Professora Almira, Alírio Bacca, Mika e Emerson Sapo, do secretário de Infraestrutura, Ricardo Bannak, da secretária de Assistência Social e 1ª Dama do Município, Maria das Dores Zocal Krug, do Controlador Lucas Cabrera e da secretária de Governo, Agnes Miler.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima