DestaqueGerais

Católicos celebram hoje o início da Quaresma e CNBB lança a Campanha da Fraternidade 2020

Tem início nesta quarta-feira (26), para os Católicos, a Quaresma, período que antecede a Páscoa para os Cristãos. Neste mesmo dia é lançada pela CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.

Com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” e como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso!”, a Campanha 2020 convida os cristãos para cuidar da vida nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social, ecológica, política.

A CF 2020 toma como referência a parábola do bom samaritano (Lucas 10, 25-37), em que o sacerdote e o levita, desviam-se do homem ferido, pois não tinham tempo para ele, mas o Samaritano aproxima-se da vítima dos salteadores e, movido pela compaixão, gasta seu tempo e dinheiro, ficando e cuidando dele.

A postura do Samaritano contém o centro do ensinamento de Jesus: o próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos. Sentir compaixão é a chave para fazer a vontade de Deus, que ama toda a criação.

Quarta-feira de Cinzas

Instituída pela Igreja, o dia marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa.

A cerimônia religiosa, em que as cinzas bentas são colocadas sobre as cabeças dos fiéis, faz lembrar que “vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer”.

A intenção desse sacramental é levar ao arrependimento dos pecados, é fazer lembrar que não devemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.

Bênção das Cinzas

A Paróquia São Pedro Apóstolo, de Chapadão do Sul (MS), celebra o início da Quaresma, com a Missa e Bênção das Cinzas, às 19h00, na Igreja Matriz.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima