DestaqueSocial

Cemitério de Chapadão do Sul recebe os últimos retoques para o Dia de Finados

Nesta sexta-feira (2) é celebrado pela Igreja Católica, em praticamente todo o planeta, o Dia dos Mortos, ou Finados.

 

 

 

 

 

 

Em Chapadão do Sul, o cemitério municipal recebe, nesses dias que antecedem à data, um grande número de pessoas, que se dedicam a limpar e ornamentar os túmulos e jazigos de seus entes queridos.

Por outro lado, servidores da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal trabalham para que o local tenha o mínimo de infraestrutura para aqueles que  por lá passarem.

No interior do campo santo, a grama está aparada, meios-fios pintados e trabalhadores ainda fazem o calçamento das ruas, o que facilitará os deslocamento dos visitantes.

Do lado de fora, operários finalizam a pavimentação asfáltica da Rua Três, desde a Rua Dezoito até a Vinte e Dois, em frente ao Cemitério Municipal, acabando de vez com o lamaçal em tempos de chuva, ou com a poeira durante a estiagem. O acesso ao Cemitério Municipal deverá ser feito pela Avenida Onze, em seguida pela Rua Dezoito e, finalmente, pela Rua Três até a Vinte e Dois. Os demais acessos serão interditados, segundo a Prefeitura Municipal.

Missa dos Mortos

A Paróquia São Pedro Apóstolo, com programação especial, celebra duas missas neste Dia de Finados. Logo pela manhã, às 07h00, a Santa Missa no Cemitério Municipal; e às 19h00, na Igreja Matriz.

Dia de Finados

No dia 2 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pelas almas.

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima