DestaqueEducação

Cerimônia de encerramento da EJA é marcada pela emoção e superação de desafios

Na noite da ultima quinta-feira (7) a escola municipal Cecília Meireles foi palco de uma celebração marcante e emocionante: a cerimônia de encerramento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 4ª fase do ensino fundamental. O evento reuniu alunos, professores e autoridades que comemoraram e celebraram juntos as conquistas e superações dos formandos.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de educação, Guerino Perius, o diretor da escola municipal Cecília Meireles, Mauro Arenhardt e a diretora-adjunta, Izaneide Queiroz. O secretário de educação, Guerino Perius, em seu discurso, parabenizou os formandos e destacou a importância da EJA e dos professores que trabalham com dedicação para promover oportunidades à comunidade por meio do conhecimento. “Hoje é o início de novas conquistas que estão por vir e que só serão possíveis por meio da educação.” O diretor Mauro Arenhardt, também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido da escola Cecília Meireles na comunidade escolar. “A EJA da escola Cecília Meireles é uma oportunidade para resgatar a dignidade e o recomeço dos diversos alunos que por algum motivo tiveram que interromper seus estudos em algum momento de suas vidas”.

Além dos formandos, alunos das outras fases também participaram da cerimônia e vislumbraram futuramente a conclusão do curso. O aluno Lindomar Pinto, da 2ª fase, é um dos exemplos de superação e dedicação. Ele ingressou no curso aos 54 anos, totalmente analfabeto e hoje já consegue ler e escrever pequenas frases. Escolhida como oradora dos formandos, a aluna Edna Júlia da Silva Santos destacou em seu discurso a superação de obstáculos durante o ano letivo para permanecer e concluir o ensino fundamental da EJA.

Após a entrega dos certificados de conclusão pelas autoridades presentes, os alunos puderam desfrutar de um delicioso jantar e também foram sorteados com diversos prêmios. “Com certeza foi uma noite inesquecível que permanecerá na memória desses alunos por muito tempo, uma oportunidade de valorização pessoal que resgata a autoestima”, destaca o coordenador da EJA, Marcel Monteiro.

Ao final da noite, as esperanças e planos para o futuro se misturaram com os sorrisos de realização nos rostos dos formandos. Alguns expressaram seus objetivos de continuar os estudos, enquanto outros falaram sobre a busca por oportunidades no mercado de trabalho. A mensagem central foi clara: a cerimônia de encerramento é apenas o começo de uma nova fase repleta de possibilidades.

Há tempos a EJA da escola municipal Cecília Meireles vem se destacando na busca da valorização dos estudantes, sobretudo do ser humano. Ao recomeçarem a jornada de estudos após muitos anos, eles se sentem acolhidos e motivados, pois além da escola oferecer excelentes profissionais, ela também oferece uma ótima estrutura para o desenvolvimento dos estudos: salas de aula equipadas com ar-condicionado; merenda de ótima qualidade acompanhada pela nutricionista; transporte gratuito oferecido pela prefeitura e uniforme.

O prazo para rematrículas encerra-se dia 15 de dezembro e as novas matrículas iniciam dia 22 de janeiro de 2024 e vai até o início das aulas. Os documentos necessários para realizar a matrícula são: certidão de nascimento ou casamento; comprovante de vacina; guia de transferência ou histórico escolar (quando for o caso); comprovante de endereço e telefone de contato atualizado.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima