DestaqueSaúde

Chapadão do Sul completa um ano de vacinação contra a Covid-19 com quase 54 mil doses aplicadas

Chapadão do Sul completou, nesta última quinta-feira (20), um ano de vacinação contra a Covid-19.

A primeira aplicação da vacina a contra a Covid-19 aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal, com a presença do prefeito, João Carlos Krug, do vice-prefeito, João Buzoli, e da secretária de Saúde, Valéria Lopes, em um momento de extrema expectativa para o começo da imunização no município.

Nesses 12 meses completos de vacinação foram vários os desafios enfrentados pela equipe de imunização do Executivo, mas todos sempre superados com muito êxito e dedicação. Foram drive-trhu, vacinação nas ESF’s, campanhas de vacinação em feriados e finais de semana além de parcerias com empresas que cederam espaços para a vacinação.

Tudo isso, resultou na aplicação de quase 54 mil doses dos quatros imunizantes disponíveis e aprovados no Brasil (Coronavac/Butantan, Astrazeneza/FioCruz, Pfizer e Janssen). Para ser mais exato, até o final da última quinta-feira (20) foram 53.996 vacinas aplicadas em Chapadão do Sul. Foram 22.891 primeiras doses, 20.226 segundas doses, 7.767 doses de reforço e 3.112 doses únicas.

A secretária de Saúde, Valéria Lopes, comemora esse um ano de vacinação, ao mesmo tempo em que reforça que os cuidados precisam continuar. “É muito gratificante ver que a população de Chapadão do Sul aderiu às vacinas contra a Covid-19. Desde o começo a procura sempre foi muito grande e através de diversas estratégias aos longos dos meses conseguimos alcançar nosso objetivo de vacinar todos aqueles que procuram a vacina. Agradeço a todos os nossos colaboradores da saúde que trabalharam com muito empenho e zelo para que vacinação fosse um verdadeiro sucesso em nosso município. Agora é continuar se vacinando, usando máscara e sempre lavando as mãos”, finaliza.

A vacina contra a Covid-19 segue disponível na Rede Pública de Saúde, através das ESF’s. Estão disponíveis a primeira e segunda doses, além do reforço.

Vacine-se

A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses e a dose de reforço. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.

Se você se lembrou da data de retorno ou mudou de ideia sobre a importância da nova dose e perdeu o prazo, vale o dito popular “antes tarde do que nunca”. Mesmo fora do prazo, é absolutamente relevante concluir o esquema vacinal. Completar esse esquema não quer dizer reiniciar a contagem e tomar a primeira dose do imunizante novamente. Basta tomar a segunda dose e seguir a vida, tomando os cuidados necessários até que a vacina chegue no braço de todos.

Vacinas salvam vidas!

 

Fonte: Assecom Prefeitura

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima