DestaqueSaúde

Chapadão do Sul deu início ao mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti

O mutirão de limpeza da cidade começou nesta segunda feira (11) em Chapadão do Sul (MS). Com a parceria de toda a população, Secretaria de Saúde, Controle de Vetores, Secretaria de Obras, SEDEMA e Ouvidoria Municipal, vamos todos juntos combater o mosquito.

A primeira etapa se inicia no Bairro Esplanada e em seguida em todo o Parque União.

A segunda etapa está prevista para o dia 2 de dezembro e acontecerá nos Bairros Esperança, Planalto, Residencial São Pedro e Centro.

Caso seu imóvel esteja fechado e ou não for visitado nos dias do mutirão, você pode entrar em contato com a Ouvidoria para agendamento de uma visita de nossa equipe, para isso utilize o seguinte telefone: 0800 647 0162

 

Dengue

A dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Esse mosquito transmissor da dengue é de origem africana e chegou ao Brasil quando o nosso país ainda era apenas uma colônia, através de navios que transportavam os escravos.

Esse mosquito é transmissor não apenas da dengue, mas também de outra doença, a febre amarela. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia e que põe seus ovos em água limpa e parada. O que difere o Aedes aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas em seu corpo.

Cientistas já conhecem quatro tipos de vírus da dengue, que são chamados de DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. Os sintomas da dengue são: febre alta, dores de cabeça, dores nos músculos e nas articulações, dores na barriga, dor nos olhos, indisposição, enjoos, vômitos, falta de apetite, manchas vermelhas na pele.

Em Chapadão do Sul os bairros com maior incidência da doença em 2019 são Esperança e Centro, porém, por meio de um levantamento de índice rápido no mês de novembro, constatamos que a maior infestação do mosquito Aedes Aegypti se encontra no Bairro Flamboyant.

 

Casos notificados de Dengue, Zyca Vírus e Chikungunya nos anos de 2017, 2018 e 2019:

 

2017

Agravo      Casos Notificados   Casos Confirmados

Dengue              58                               28

Chikungunya     00                               00

Zyca Vírus         00                               00

2018

Dengue           129                                44

Chikungunya     02                                00

Zyca Vírus         00                               00

2019

Dengue           422                              260

Chikungunya    01                                01

Zyca Vírus       32                                01

 

Com o início das chuvas, pedimos que toda a população fique atenta em possíveis focos do mosquito para que sejam todos destruídos pelo controle mecânico. Por isso é importante receber os agentes de endemias em suas residências.

“O mosquito não é mais forte que um município unido.”

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima