Educação

Chapadão do Sul é contemplado com o Programa de Inovação Educação Conectada

O objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. Já foram contempladas: Escola Municipal Érico Veríssimo, Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Escola Municipal Cecília Meireles, CEI Esperança, CEI Pingo de Gente, CEI Sibipiruna, CEI Sonho Meu e CEI Flamboyant todos com 100 (cem) mega de fibra ótica.

Nesse sentido, são algumas das ações fomentadas pelo Programa: auxiliar que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet; destinar aos professores a possibilidade de conhecer novos conteúdos educacionais; e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.

O Programa será implementado em três fases:

Fase da Indução ou adesão ao programa, que é a construção e implantação do Programa com metas estabelecidas para alcançar o atendimento de alunos da educação básica para conseguir resultado positivo a partir de elementos previamente estudados e aplicados;

Fase da Expansão – ampliação da meta de alcançar o atendimento dos alunos da educação básica. Será também a fase da avaliação dos resultados na qualidade da educação em conectividade, com base na formação, na utilização de recursos educacionais digitais e capacidade de gestão dos recursos financeiros e dispositivos legais disponibilizados;

Fase de Sustentabilidade – da integralização do Programa para o alcance da meta de atendimento dos alunos da Educação Básica, transformando o Programa em Política Pública de Inovação e Educação Conectada.

Para isso o Programa inspirou-se na Teoria das 4 dimensões da educação primária, secundária e treinamento vocacional que é:

Visão: Orienta o programa e estimula os entes a planejarem a inovação e a tecnologia como elementos transformadores da educação.

Formação: Garante que os profissionais estejam preparados para implementar o programa, incorporar e usar componentes tecnológicos educacionais na sala de aula.

Recursos Educacionais Digitais: Reúne recursos educacionais de qualidade para uso em sala de aula e cria um banco de tecnologias educacionais e de avaliadores em tecnologias.

Infraestrutura: Investe na ampliação do acesso à conectividade e na aquisição de infraestrutura interna nas escolas públicas para melhorar a qualidade do ensino.

Fonte: Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima