DestaquePolítica

Chapadão do Sul é destaque entre as melhores gestões municipais

Chapadão do Sul aparece na 5ª colocação entre os municípios com melhor gestão do Mato Grosso do Sul, segundo o índice “IGM-CFA de Governança Municipal”, atestado no site oficial do Conselho Federal de Administração.

Apesar das dificuldades enfrentadas pela maioria dos prefeitos brasileiros, em decorrência da política econômica do País, alguns deles conseguem driblar a crise e inovar, o que é o caso de Chapadão do Sul, garantindo uma administração transparente e eficiente, a ponto de ganhar destaque nacional em gestão pública, um privilégio de poucos no momento de turbulência política e institucional que, de uma forma ou de outra, tem refletido drasticamente nas três esferas de governo.

Assim, o município administrado pelo prefeito João Carlos Krug, Chapadão do Sul, está na 5ª colocação no Estado e na 133ª colocação nacional, com uma nota de 0,641.

Chapadão do Sul

Para chegar na nota 0,641, destaque no Mato Grosso do Sul, três principais quesitos foram analisados: Fiscal, Gestão e Desempenho.

Na questão fiscal Chapadão do Sul recebeu nota 0,567 e dentro deste quesito pesam o Índice Firjan de Gestão Fiscal e Gastos saúde e educação per capita. Já na questão Gestão Chapadão do Sul recebeu nota 0,635, onde foram analisados: Terceirização serviços básicos; Informatização, Articulação institucional, Transparência, Planejamento Urbano, Servidores per capita e Comissionados.

Já em Desempenho foi onde o município obteve a maior nota 0,720, onde pesam: Qualidade habitacional, Atendimento médico, Vulnerabilidade, Educação, IDHM e Mortalidade infantil.

 

METODOLOGIA 

O estudo, realizado em parceria com o Instituto Publix, reuniu índices já consolidados no mercado como o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), entre outros. Foram mais de 400 variáveis encontradas.

A falta de planejamento e controle, o desperdício de dinheiro público, o gasto desenfreado e a corrupção são as principais causas para a crise política e econômica que o Brasil tem vivido. Essa triste realidade motivou o Conselho Federal de Administração, por meio da CGP (Câmara de Gestão Pública), a criar o IGM-CFA (Índice CFA de Governança Municipal).

Os pesquisadores fizeram um filtro e foram selecionadas variáveis com alta correlação. Posteriormente, elas foram agrupadas em três dimensões consideradas indispensáveis na gestão pública: Qualidade Fiscal (QF), Qualidade da Gestão (QG) e Desempenho (D). A soma desses índices gerou a métrica adotada para chegar ao IGM-CFA.

O indicador criado pelo CFA condensa a informação de diversas variáveis como educação, saúde, gestão, gestão fiscal, gestão ambiental, transparência e accontability, efetividade, informatização, planejamento urbano, articulação institucional, recursos humanos, habitação, vulnerabilidade social, e IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).

ranking completo pode ser acessado clicando aqui.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima