DestaqueGerais

Chapadão do Sul ganha primeiro ponto para o descarte de lâmpadas usadas

Uma parceria da prefeitura de Chapadão do Sul com a Reciclus e Construmaia já está possibilitando à população local fazer o correto descarte de lâmpadas velhas ou queimadas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul, José Teixeira Júnior, as lâmpadas poderão ser entregues na loja de materiais de construção Construmaia, na Rua Pará, nº 87, no Bairro Sucupira, onde foi montado um ponto de coleta.

O prefeito João Carlos Krug explica que a preocupação com o descarte correto desses produtos é exatamente na questão ambiental. Segundo ele, muitas dessas lâmpadas utilizam produtos químicos e misturá-las com o lixo comum pode fazer com que esses componentes atinjam o solo, aumentando o risco de contaminação.

Após o recolhimento, as lâmpadas são separadas e passam por um processo que separa os materiais metálicos, o vidro e a parte química, sobretudo o pó fosfórico e o mercúrio, sem riscos para o meio ambiente.

“Essa é uma ação muito importante para que o nosso meio ambiente não seja contaminado. Mas, para que tenhamos sucesso nessa empreitada precisamos do apoio de toda a população, fazendo o descarte de forma correta”, diz João Carlos Krug.

O departamento de meio ambiente da SEDEMA  informa que o ponto de coleta na Construmaia recolhe todos os tipos de lâmpadas de uso doméstico, sejam elas fluorescentes, de vapor de mercúrio ou sódio, entre outras.

Dúvidas podem ligar na Sedema, para o nº (67) 3562-1821 – Departamento de Meio Ambiente.

Fonte: Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima