DestaqueGerais

Chuva causa alagamento em Chapadão do Sul neste domingo

A chuva, de mais de 60 milímetros, que caiu sobre Chapadão do Sul nesta madrugada de domingo (03) novamente trouxe transtornos à população.

A passagem sob o viaduto Vitório Tontini, próximo ao Posto Avenida, ficou alagada. A “boca de lobo” existente no local não foi suficiente para escoar toda a enxurrada. Dois veículos, uma caminhonete e um automóvel, foram “abandonados” pelos seus condutores ao não conseguir passar pelo local. Ambos os veículos foram retirados pelo Corpo de Bombeiros.

Chapadão do Sul possui um histórico de precipitação pluviométrica bem acima da que ocorreu nesta madrugada.

Dr. Marcus V. T. Rodrigues com o Eng. da Agesul. (Imagem: Arquivo Jovem Sul)
Dr. Marcus V. T. Rodrigues com o Eng. da Agesul. (Imagem: Arquivo Jovem Sul)

Em outubro de 2011, antes da conclusão das obras dos viadutos, este redator (Marcos Oliveira) questionou o engenheiro da AGESUL, José Robson Almeida, sobre a capacidade de escoamento instalada sob os viadutos, ao que o mesmo respondeu:

“A capacidade dos dutos foi milimetricamente calculada, com base no histórico das precipitações pluviométricas em Chapadão do Sul, e, em cima disso se aplicou um coeficiente maior, por segurança”.

Supõe-se que houve um erro de cálculo na bitola dos dutos de captação ou o volume das enxurradas aumentou significativamente daquela data para cá.

Há alguns dias foi realizado o corte da grama às margens da rodovia. O resíduo resultante dessa limpeza não foi recolhido e, arrastado pela enxurrada, contribuiu para o entupimento da “boca de lobo” e consequentemente com o alagamento do local.

(Imagem em destaque: Jovem Sul News)

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima