DestaqueSocial

Com o início da Quaresma, Igreja Católica lança nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2019

Assim como faz há 58 anos, a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realiza nesta Quarta-feira de Cinzas (6) a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2019, que coincide sempre com o início da Quaresma, período em que a Igreja Católica chama os fiéis à prática da Oração, do Jejum e da Caridade.

A Campanha da Fraternidade deste ano leva a refletir sobre o comprometimento de cada pessoa no exercício da sua cidadania, com o tema Fraternidade e Políticas Públicas, e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça.” (Is. 1,27).

Nesta Campanha, a Igreja Católica buscará chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. Estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade.

Paróquia São Pedro Apóstolo

A Paróquia São Pedro Apóstolo, de Chapadão do Sul, abre oficialmente a Quaresma, nesta quarta-feira (6), com a Santa Missa da bênção e imposição das cinzas, na Igreja Matriz, a partir das 19h00.

A programação inclui ainda:

  • Todas as quintas-feiras, às 05h00, adoração ao Santíssimo;
  • Todas as sextas-feiras, às 05h00, Via Sacra. 

Quarta-feira de Cinzas

Com a imposição das cinzas se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo o cristão católico que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, que é a Paixa, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: “matanoeiete“, que quer dizer “Convertei-vos”. Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho” e com a expressão “Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás”, convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

 

Fonte: CNBB / acidigital / Redação

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima