DestaqueSocial

Começa neste sábado o 16º Rodeio Artístico e Cultural no CTG Cultivando a Tradição

O tradicionalismo gaúcho está em alta neste final de semana

“Nas asas da integração continuamos cultivando a tradição”.

Com este lema, alusivo ao Jubileu de Ouro da chegada nestes pagos, do desbravador, o Comendador Júlio Alves Martins, Patrono do CTG Cultivando a Tradição, tem início neste sábado o 16º Rodeio Artístico e Cultural do Mato Grosso do Sul, evento que marca o retorno às atividades das entidades tradicionalistas gaúchas do estado.

O evento, promovido e organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas de Chapadão do Sul, conta com o apoio do MTG/MS, e terá participação de oito CTG’s.

O início das atividades, conforme a programação oficial, acontece logo pela manhã com a reunião da comissão avaliadora, professores e instrutores artísticos de todas as entidades participantes. Logo em seguida, no salão principal, têm início as competições de Danças de Salão. Enquanto isso, na Câmara Municipal, se apresentam os declamadores e solistas de violão e viola, que segue na parte da tarde com os intérpretes vocais. No salão de esportes, um disputadíssimo torneio de bocha.

O domingo está reservado para as Danças Tradicionais, que se estenderão ao longo do dia, até o encerramento marcado para as 17h00, quando acontece a premiação dos melhores colocados.

A abertura oficial, com a presença, além dos representantes de cada CTG, de autoridades e personalidades especialmente convidadas para a solenidade, será no sábado (30), a partir das 20h00.

Merecida homenagem

O 16º Rodeio deveria ter acontecido no ano de 2019 e, assim, o eterno Patrono receberia as homenagens ainda em vida, já que no ano seguinte, mais precisamente em 13 de junho de 2020, Júlio Martins veio a falecer.

O CTG Cultivando a Tradição, em seus 36 anos de existência, sempre contou com a ajuda imprescindível de seu ilustre Patrono, que, mesmo envolvido e preocupado com a construção de sua cidade, jamais se esqueceu de suas raízes e suas tradições, sempre marcadas pelos preceitos e valores da cultura gaúcha. Júlio Martins não se limitou a ajudar a fundar o CTG Cultivando a Tradição. Foi Capataz por duas gestões e, além disso, um dos grandes mantenedores da entidade que ajudou a construir.

Mesmo após a sua partida, o CTG Cultivando a Tradição continua contando com o apoio da Família Martins, por meio do sucessor de seu Patriarca, o filho Julinê Carlos Martins, que seguindo os passos do pai, colabora intensamente com a entidade, especialmente com a realização deste Rodeio.

Apoio à cultura

O CTG Cultivando a Tradição sempre destacou por sua representatividade cultural, elevando o nome de Chapadão do Sul no Estado e no País, em todos os eventos em que participou, destacando-se em todas as modalidades, seja nas danças, na música e no esporte.

Isso, sem dúvida, se deve, não apenas ao amor de seus integrantes pela cultura que defendem, mas, privilegiadamente, pelo apoio incondicional do Poder Público. A colaboração da Prefeitura Municipal, com o aval da Câmara de Vereadores, tem sido de suma importância para o crescimento e a manutenção da entidade, na realização de seus eventos e na execução de seus projetos. Um dos exemplos mais recentes, o Projeto Som de Galpão, que dá oportunidade às crianças, jovens e adultos e desenvolverem a sua arte, acompanhados dos melhores mestres.

O 16º Rodeio Artístico e Cultural, aberto a toda a população, irá, mais uma vez, mostrar que a cultura gaúcha continua viva, firme e forte.

PROGRAMAÇÃO

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima