DestaquePolítica

ConSeg e Ministério Público decidem pela volta do NOTII, COB e SIG em Chapadão do Sul

A medida é paliativa. A solução está no aumento do efetivo policial

O Conselho de Segurança de Chapadão do Sul (MS), representado pelo seu atual presidente, Dr. Adalberto Morishita, usou da tribuna da Câmara de Vereadores, durante a Sessão desta segunda-feira (16), para anunciar a volta das forças policiais ao município, no regime de escala extra, a exemplo do que ocorria quando da atuação do NOTII.

“Há um clamor da sociedade por segurança e, por isso, o Conselho de Segurança, com o aval do Ministério Público, decidiu retomar essa conversa para trazer um pouco mais de tranquilidade para nossa cidade”, salientou Adalberto.

Ministério Público

Convidada a fazer uso da palavra na tribuna, a promotora de justiça, Drª Fernanda Proença de Azambuja, disse que o Ministério Público, em conjunto com o Conselho de Segurança e as Polícias Civil e Militar do município, verificou existir uma permissão para o trabalho em regime de escala extra das forças policiais, mediante a solicitação fundamentada dos seus comandantes e delegados.

Segundo a promotora, o Ministério Público não vai ter ingerência sobre essa atividade, mas existe uma grande preocupação em não institucionalizar uma milícia e que, por isso, foram feitas exigências quanto à elaboração das escalas e do trabalho realizado, cujo controle deve ser exercido pelo Conselho de Segurança, com transparência e melhor gestão das ações executadas. “Esse controle, num primeiro momento, será feito pelo comandante de cada força policial e enviado mensalmente para a análise do Conselho, que deverá levar ao conhecimento do Ministério Público”.

Drª Fernanda salientou que se trata de uma medida paliativa e que pode ser encerrada a qualquer momento, dependendo da vontade dos interessados. “No entendimento do Ministério Público, a solução para reduzir a criminalidade que assola o município é o reforço de efetivo policial, tanto civil quanto militar, e aproveito a oportunidade para conclamar os senhores vereadores para que cobrem do Executivo Estadual o encaminhamento de reforço policial, pois só assim poderemos fazer frente, de modo seguro e reforçado, à criminalidade”, finalizou Drª Fernanda.

Início das operações

As forças policiais (NOTII, SIG, COB) devem voltar a atuar tão logo o ConSeg obtenha, junto à iniciativa privada e aos Poderes Executivo e Legislativo, os recursos financeiros necessários para a remuneração das tropas.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima