DestaqueEconomia

Contas inativas do FGTS: Ministro anuncia cronograma de saques

Os 10,1 milhões de trabalhadores que possuem saldo em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar os recursos a partir de março. A ordem dos saques deve ser baseada no mês de aniversário do trabalhador. A Caixa propôs que a retirada seja feita até julho. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que esse cronograma foi aprovado pelo presidente.

De acordo com dados oficiais, há atualmente 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, com saldo total de 41 bilhões de reais. A estimativa do governo é que 70% das pessoas com direito ao saque procurem a Caixa para ter acesso aos saldos das contas. Para os defensores da ideia, os saques não vão causar impacto significativo no saldo do FGTS, que é da ordem de 380 bilhões de reais.

Os prazos anunciados por Padilha nesta sexta-feira referem-se a contas do FGTS que não receberam depósitos a partir de 31 de dezembro de 2015 – governo publicou uma medida provisória em dezembro do ano passado prevendo o saque das contas nessas condições. Entretanto, há contas que já possuíam o status de inativas devido às regras antigas e cujos recursos já podem ser sacados.

Veja o cronograma anunciado.

Mês Aniversário Recebe a partir do mês
Janeiro e Fevereiro 13 de Março
Março e Abril Abril
Maio e Junho Maio
Julho, Agosto e Setembro Junho
Outubro, Novembro e Dezembro Julho

Fonte: Veja

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima