Na manhã desta quarta-feira (1º) o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul realizou mais uma operação simulada de atendimento a vítimas de acidente.
A simulação de um acidente automobilístico entre um ônibus, um caminhão utilizado no transporte de combustível e um automóvel, aconteceu na Avenida Dezesseis e contou a participação de cerca de 80 pessoas, entre vítimas e socorristas.
Na operação foi utilizado o método START (Simple Triage And Rapid Treatment, ou, Triagem Simples e Tratamento Rápido, em português), quando o número de vítimas supera o de socorristas. Uma Área de Controle de Vítimas, ACV, foi montada no local para a triagem dos feridos, onde cada um recebia o atendimento de acordo com a gravidade dos ferimentos. No método START a vítima deve ser atendida, estabilizada e encaminhada em menos de 1 minuto. Objetivo alcançado, segundo o Comandante.
Participaram do treinamento os estudantes do curso Técnico em Enfermagem da FACHASUL, Servidores das Secretarias Municipal de Saúde e Obras, Hospital Municipal, empresa Petrofazenda, socorristas da Cruz Vermelha, Policiais Militares e Corpo de Bombeiros.
O coordenador da operação e Comandante do 7º Subgrupamento, Capitão Flávio Elias, avaliou positivamente o resultado da situação simulada e disse que possíveis falhas ocorridas serão corrigidas internamente. Ressaltou o Capitão o esforço de seus comandados que, em cerca de uma hora, desde o chamado até o fim da operação, debelaram as chamas de um dos veículos envolvidos e atenderam mais de 30 vítimas, entre elas oito “mortos”.
Veja as imagens.