DestaqueGerais

CRAS Parque União promove reflexão sobre valorização dos idosos

A reunião com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, realizada no dia 21 deste mês, nas dependências do CRAS Parque União, contou com a participação de 32 mulheres da comunidade.

Na ocasião a psicóloga Andréia e a coordenadora Valéria conduziram a discussão do tema “Eu? Idosa amanhã?”. A transformação do tema em forma de pergunta foi uma forma de estimular a reflexão dessas mulheres quanto ao próprio processo de envelhecimento, levantando as seguintes discussões: Como eu gostaria de ser tratada quando estiver idosa? Como eu trato os idosos? Como ensinar meus filhos a valorizarem os idosos? Como respeitar os idosos?

Para responder tais questionamentos as participantes ouviram a música “Meu velho Pai” do compositor Leo Canhoto que aborda a relação de cuidado dos filhos com os pais idosos. Tal proposta foi uma estratégia para estimular a reflexão sobre o tema e fomentar a participação das mesmas.

Durante a problematização algumas mulheres falaram da importância de educar os filhos com bons exemplos para que aprendam a valorizar os idosos, além de manter uma relação de cuidado dos filhos com carinho e amor para que possam cuidar delas na velhice com a mesma afetividade com que foram criados.

Como o objetivo principal das atividades coletivas dentro do PAIF é a prevenção e a orientação quanto à garantia de direitos, a coordenadora aproveitou para orientar sobre a importância da denúncia ao CREAS quando houver a suspeita de maus tratos e violência contra os idosos.

O investimento na prevenção é uma das ações que compõe a proteção social básica, pois, levando em consideração dados do IBGE (2010) a população de idosos no território do CRAS Parque União compreende um total de 236 pessoas, das quais 33 são considerados público prioritário, por estarem sendo atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).  E, para prevenir que esses idosos se tornem vitimas de maus tratos e violência, é fundamental que a comunidade seja estimulada a pensar no seu próprio processo de envelhecimento se colocando no lugar do outro.  

Assecom

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima