DestaqueSaúde

Crianças de 6 a 12 meses devem ser vacinadas contra o sarampo

Com aumento de casos notificados de sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias sejam vacinadas contra a doença. Mato Grosso do Sul recebeu 23,7 mil doses extras para distribuição à população.

O repasse dessas vacinas para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul é garantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio dos núcleos regionais de saúde. A distribuição será finalizada na próxima quinzena, afirma a gerente de imunização da SES, Kátia Mougenot.

Todas as crianças com a faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde devem receber a chamada dose zero contra o sarampo, principalmente as que vão viajar para estados com casos confirmados da doença.

Atualmente, 13 estados estão com surto ativo do sarampo. São eles, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Piauí, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Em São Paulo, um homem morreu vítima da doença.

 

Mato Grosso do Sul

Dados desta quinta-feira (29) do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) revelam que 31 casos suspeitos de sarampo foram registrados este ano no Estado e 23 deles já foram descartados, revela a gerente de doenças imunopreveníveis da SES, Jakeline Fonseca.

“Mais frequente em crianças menores de cinco anos de idade, o sarampo não é tão simples quanto se imagina. É uma doença que pode levar a complicações graves como cegueira, encefalite (inflamação do cérebro), otite (infecção de ouvido) e distúrbios respiratórios”, esclarece Jakeline.

A vacina é a única forma de evitar o contágio da doença. Profissionais da saúde afirmam que os sintomas do sarampo aparecem em trio:

1) febre alta, acima dos 38,5°C;

2) exantema – “pintinhas vermelhas” pelo corpo, iniciando sempre pela cabeça;  

3) tosse, coriza ou conjuntivite.

Além das crianças, grupo mais suscetível à doença, “toda pessoa que apresentar febre e pintinhas espalhadas pelo corpo, com início na cabeça e no pescoço, acompanhadas de tosse, ou coriza ou conjuntivite deve procurar atendimento médico para ver se é sarampo”, completa Jakeline.

 

Imunização

A dose zero da vacina contra sarampo para bebês entre seis meses e 11 meses e 29 dias é aliada ao calendário de rotina para imunização contra a doença. Além dela, existe a dose um (tríplice viral), para crianças a partir de 12 meses e a dose dois (tetraviral), para indivíduos de 15 meses.

É importante que os pais sigam o calendário nacional de vacinação, editado pelo Ministério da Saúde, uma vez que a vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Já a tetraviral defende a criança contra as três doenças mais a varicela, conhecida como catapora.

Fonte: Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação 

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima