DestaqueSocial

CTG celebra a Missa Crioula com participação maciça da comunidade

Para o povo Cristão, especialmente o gaúcho, aconteceu neste sábado (19) um dos momentos mais importantes da Semana Farroupilha, a Missa Crioula.

Celebrada no CTG Cultivando a Tradição de Chapadão do Sul pelo Padre Diomar Serafim, Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, a celebração lotou as dependências do salão principal do CTG. Intercalou momentos de alegria e de muita emoção, demonstrando o apego de um povo às suas tradições e à sua cultura, sem, no entanto, deixar de lado a espiritualidade e a fé no seu criador maior, aqui chamado de “Pai Celeste”.

Entre os momentos mais emocionantes da Missa Crioula está o que relembra um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: a guerra entre Maragatos e Chimangos. Como a missa busca trazer a paz e a compreensão entre todos, os homens que participam da missa depõem suas armas e entrelaçam na cruz os lenços vermelho (Maragato) e branco (Chimango).

Mais uma vez Padre Diomar enalteceu o exemplo do CTG e do povo gaúcho, por manter viva a sua cultura e especialmente por difundir a família como o cerne de uma sociedade e a sua influência positiva na formação do caráter do cidadão. Elogiou o pároco a forma de celebrar a liturgia. O canto e a dança, adequados às celebrações, demonstram por sua qualidade a capacidade de exprimir o espírito de oração e a alegria do momento, de adoração e louvor ao Criador do Universo.

Felizes por mais uma belíssima celebração, a patronagem do CTG, ao final da Missa, presenteou Padre Diomar com uma pequena lembrança.

CLIQUE AQUI e veja a galeria de fotos.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima