DestaqueSaúde

Dengue já virou epidemia no interior de São Paulo. Chapadão do Sul em estado de alerta

Com uma média de 30 novos casos diários de dengue, a cidade de Votuporanga, no interior de São Paulo, a 370 km de Chapadão do Sul (MS), decretou estado de epidemia.

Desde janeiro, a cidade de cerca de 100 mil habitantes já registrou 3.040 casos de dengue e outros 1.830 estão em investigação. No mesmo período, dois óbitos foram confirmados no município: dois homens, um de 75 anos e outro de 59 anos, que tinham comorbidades.

Com o decreto publicado na segunda-feira (4), no Diário Oficial, o município poderá agilizar os processos de compra e de contratação de pessoal ou de equipamentos para reforçar as ações de combate à dengue.

O decreto também notifica os proprietários de imóveis a realizarem a limpeza de seus terrenos, jardins e calçadas no prazo de 30 dias, com obrigação de remover todo e qualquer tipo de resíduo que possa virar criadouro de animais ou insetos nocivos ao ser humano. Quem descumprir a medida será multado. O decreto tem validade de 180 dias.

São José do Rio Preto

Outra cidade no interior de São Paulo que vem registrando muitos casos de dengue neste início de ano é São José do Rio Preto. A cidade recebeu 5.958 notificações de dengue até este momento, sendo que, desse total, 2.741 casos foram confirmados. São José do Rio Preto também confirmou duas mortes pela doença no mês de fevereiro.

Em todo o estado de São Paulo, já foram confirmados 24,9 mil casos de dengue e 11 óbitos entre os meses de janeiro e março deste ano, segundo a Secretaria estadual da Saúde. Em 2021, nesse mesmo período, foram contabilizados 43,2 mil casos de dengue e 16 óbitos.

Nos três primeiros meses do ano, foram registrados 80 casos de chikungunya em todo o estado paulista, sem mortes. No ano passado, entre janeiro e março, foram confirmados 5,7 mil casos e três mortes.

Brasil

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil já registrou 258.917 casos prováveis de dengue entre os dias 2 de janeiro e 26 de março, o que representou um aumento de 72,1% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Votuporanga é o quarto município do Brasil com o maior número de casos de dengue, atrás de Goiânia, Brasília e Palmas. Já a cidade de São José do Rio Preto aparece na quinta colocação. Desde o início deste ano, o ministério confirmou 70 óbitos por dengue.

Sintomas

Dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo mosquito e têm sintomas semelhantes como febre, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.

Alguns poucos sintomas diferenciam uma doença da outra. No caso da dengue, costuma haver uma dor atrás dos olhos. Já a chikungunya pode provocar dor e inchaço nas articulações. A zika, por sua vez, pode causar febre baixa e vermelhidão nos olhos.

Chapadão do Sul

Em Chapadão do Sul, preocupada com o aumento expressivo de casos, faz um alerta à população. O Controle de Endemias ressalta que neste período a população deve redobrar os cuidados. “É justamente na estiagem que, nos depósitos de água parada, os mosquitos conseguem se reproduzir com mais facilidade, pois sem a ação da chuva a água permanece parada por mais tempo”, diz a coordenadora Keila Gonçalves.

Números em Chapadão do Sul

No Boletim Epidemiológico do dia 10 de março, Chapadão do Sul contabilizava 11 casos confirmados. Na última terça-feira (5), menos de um mês depois, o município já registra 94 casos. Um crescimento de mais de 750%.

Ações

A Secretaria de Saúde está aplicando inseticida em nove quarteirões em volta das casas identificadas com larvas e mosquitos, entretanto, isso não basta. É necessário que cada um continue fazendo a sua parte:

– Não deixe nada que possa acumular água;

– Não jogue lixo em terrenos baldios e nas ruas;

– Receba sempre os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

Agência Brasil / Prefeitura Chapadão do Sul / Diário Chapadense

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima