Gerais

Enxame de abelhas assusta moradores do Flamboyant, em Chapadão do Sul. Bombeiros foram acionados

Um enxame de abelhas deixou em estado de alerta moradores do Bairro Flamboyant, em Chapadão do Sul, na manhã desta sexta-feira (26).

O Corpo de Bombeiros foi acionado e interditou parte da Rua Bagé, entre as ruas Canoas e Esteio.

Apicultores foram chamados para recolher o enxame, porém, mesmo assim algumas abelhas se dispersaram e, alvoroçadas, ameaçavam quem se aproximasse.

O Corpo de Bombeiros pediu cautela aos moradores, pelo menos até o anoitecer, quando os insetos devem se acalmar e quem sabe até debandar.

Abelha Africana

Mais agressivas que suas irmãs europeias, as abelhas africanas atacam em número maior e em apenas 30 segundos são capazes de injetar oito vezes mais toxinas em suas pobres vítimas.

Durante milhares de anos, por influência do meio ambiente, as características genéticas e comportamentais das abelhas africanas foram se diferenciando das europeias, que são muito mais mansas e fáceis de domesticar.

Acredita-se que o modo agressivo como os nativos africanos retiravam o mel, ateando fogo nas colônias, teria provocado a formação de um espírito tão guerreiro na espécie. Assim, as abelhas africanas ficaram tão preparadas para a autodefesa que percebem vibrações no ar a 30 metros de distância e já se sentem ameaçadas quando alguém chega a menos de 15 metros da colmeia. Quando atacam, podem perseguir sua vítima por mais de 1 quilômetro.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima