DestaqueGerais

Extração de gás de xisto será tema de palestra no Sindicato Rural de Chapadão do Sul

Evento é promovido pelo Sindicato Rural, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal

O Sindicato Rural de Chapadão do Sul, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, preocupados com os problemas recentes como o que se teve com a instalação do “linhão”, convidam a todos para palestra sobre a extração do Gás de Xisto.

“Assim, poderemos nos antecipar a possíveis problemas ambientais em nossas propriedades rurais, que afetam a comunidade em geral”.

Todos os produtores rurais estão convidados para a reunião inicial informativa de estudos sobre futuras ações do Governo Federal na extração do gás de xisto.

O Sindicato pede atenção especial aos produtores que visualizaram, próximo as suas propriedades, o mapeamento feito por máquinas enviadas pelo governo, para possível extração do gás de xisto.

“Convidamos a todos para juntos começarmos a compreender o funcionamento destas ações, evitando assim futuros prejuízos em nossas propriedades e quais são os benefícios para a comunidade num todo”.

Serviço

Palestra: Deputado Estadual Amarildo Cruz, relator do projeto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Palestrante: Dr. Prof. Eng. Juliano Bueno Araújo, Coordenador Geral da Coesus – Coalisão não Fracking Brasil.

A palestra acontece às 08 horas.

Dia 31 de julho.

Local: Casa do Produtor, à Rua Brasil Leste, nº 853, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Chapadão do Sul (MS).

Riscos ambientais na exploração do gás de xisto ainda não são totalmente conhecidos, mas, algumas ocorrências registradas em outros países são preocupantes. Uma das preocupações fundamentais é a possibilidade de contaminação do Aquífero Guarani, maior reservatório de água localizado no subsolo da América do Sul, em sua maior parte no Brasil.

Segundo o geólogo Luiz Fernando Scheibe, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o que se teme os efeitos da exploração de gás de xisto. “Do ponto de vista econômico pode ser exitosa, mas ambientalmente perigosa. É uma tecnologia que começou a ser massiva há menos de 10 anos”, completa.

O que é Fracking

É a tecnologia usada para a exploração do gás de xisto nas camadas profundas do subsolo. Para fraturar a rocha, onde o gás se encontra depositado, se injeta no solo enormes quantidades de água e produtos tóxicos, contaminando a água, ar, solo e alimentos.

Essa contaminação causa câncer, infertilidade e doenças neurais, além de alterações radicais no clima.

Assista ao vídeo

Notícia correlata

Audiência Pública em Chapadão do Sul discutirá riscos na exploração do gás de xisto

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima