Foi sepultado neste sábado (10) o corpo do pioneiro Stefan Duch

Faleceu o pioneiro de Chapadão do Sul e um dos fundadores da Colônia Entre Rios, em Guarapuava (PR), Stefan Duch, aos 92 anos de idade. Ele era viúvo, teve 4 filhos, 7 netos e 11 bisnetos.
Stefan Duch estava morando em Guarapuava e faleceu por causas naturais, às 19 horas da sexta-feira, 9 de maio. Ele deixa um legado de luta e história de superação. Natural da Iuguslávia, região da Suábia, fugiu das consequências da segunda grande guerra, para a Austrália e depois para o Brasil, onde chegou em 1.951, na então pequena cidade de Guarapuava (PR).
Naquele município paranaense foi um dos fundadores da Colônia Entre Rios, onde começou sua história de luta e sucesso através da agricultura. Em 1.979 chegou a Chapadão do Sul, quando os gaúchos começaram a colonizar a região. Com sua experiência de emigrante encontrou em Chapadão do Sul a oportunidade de adquirir uma grande área próxima da cidade, a Fazenda Estiva, pertencente até os dias atuais a sua família.
Católico fervoroso, Stefan Duch, ainda em sua fazenda, na Colônia Entre Rios, construiu uma capela, onde o seu corpo foi velado e será celebrada uma missa de corpo presente. Em Chapadão do Sul foi um dos grandes colaboradores da Paróquia São Pedro, ajudando na construção da Matriz e mais tarde na sua reforma.
O corpo de Stefan Duch foi sepultado na tarde do sábado, 10 de maio, em Guarapuava, onde recebeu as últimas homenagens e as despedidas de familiares e amigos.
Fonte: Jovemsulnws (Norbertino Angeli)
