DestaqueSocial

MTG/MS realiza 1º Sarau da Prenda Jovem, com animação do grupo Os Serranos

O CTG Tropeiros da Querência, de Campo Grande (MS), e o MTG/MS, Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul, promoveram na última sexta-feira (17) o 1º Sarau da Prenda Jovem, com participação de jovens meninas de todos os Centros de Tradições Gaúchas do Estado.

Do CTG Cultivando a Tradição, de Chapadão do Sul, participou a prenda Maria Eduarda, filha do casal Geverson e Rúbia Sartori. Maria Eduarda foi apadrinha pelos Patrões do CTG, Sandro Luiz Bandeira e Luciana Braganholo Bandeira.

O grande baile foi abrilhantado pelo grupo Os Serranos, do Rio Grande do Sul.

Sarau de Prendas

É um exemplo da maneira peculiar de cultivar a tradição e nada mais é do que um baile de debutantes à moda gaúcha, onde as prendas (debutantes) usam o traje feminino típico do Rio Grande do Sul.

Na cultura gaúcha, o Sarau deve ser o primeiro baile da prenda que, após esta data, passa a frequentar os fandangos. É um rito de passagem da infância para a adolescência. Geralmente, as debutantes são apresentadas com o nome de seus pais, a música preferida, poesia e uma frase ou mensagem que as defina. Em seguida, dançam uma valsa.

Um sonho

Para a dançarina do CTG Cultivando a Tradição, Maria Eduarda, de apenas 13 anos, é formar-se em medicina, morar e exercer a profissão em Chapadão do Sul e, além disso, continuar cultivando o tradicionalismo.

Uma frase

“Tudo vale a pena quando alma não é pequena.” (Fernando Pessoa)

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima