DestaqueEsporte

No Dia do Goleiro, uma homenagem ao craque sul-chapadense

O mais solitário dos jogadores de futebol dentro de campo, o goleiro, tem um dia dedicado à posição. A data é comemorada nesta segunda-feira, 26 de abril, aniversário de Hailton Corrêa de Arruda, o lendário Manga, que hoje completa 84 anos e vive no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, onde brilhou por anos no Botafogo (1959/1968) vindo do Sport de Recife e que também teve passagem marcante pelo Internacional de Porto Alegre (RS), nos anos de 1974 a 1976.

Chapadão do Sul também tem o seu ídolo

Hoje com 41 anos de idade, formado em Educação Física e Treinador de Futebol, Rodrigo Azevedo possui um currículo invejável, com passagem por vários clubes do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, seu estado natal, e com destaque para a SERC, Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão, no Mato Grosso do Sul, onde encerrou sua carreira como atleta.

Começou, segundo ele, assistindo o Taffarel no Internacional e tentando imitar as suas defesas. Foi aí que tomou gosto pela posição de goleiro.

Estreou profissionalmente no Vasco da Gama (RS), passou por clubes como Brasil de Farroupilha, Glória de Vacaria, Ipiranga de Erechim, Lajeadense, Platinense (PR), onde foi escolhido o melhor goleiro do campeonato paranaense, depois foi para o Caxias, Joinville, passou um ano no Canedense de Goiás, CREC de Costa Rica e a SERC, onde permaneceu por 8 anos (2006/2009/2010/2011/2012/2013).

Defendendo as cores do tricolor sul-chapadense, Rodrigo Azevedo foi Campeão Estadual 2009. Além disso, é o único goleiro na história do futebol Sul-Mato-Grossense a fazer um gol de cabeça. Esse feito aconteceu em uma partida contra o MS Saad, de Campo Grande, no dia 7 de março de 2012, nas Moreninhas, em que a SERC perdia por 1 a 0 e precisava do empate para se manter viva na competição.

O lance

Aos 47 minutos da etapa final, escanteio a favor do time de Chapadão do Sul e Rodrigo foi para a área adversária. Biro Love levanta na área e Rodrigo Azevedo, como um verdadeiro centroavante, ataca a bola e a manda para o fundo das redes. A SERC arrancava o empate e saía de campo com a alma lavada.

Entre tantos momentos marcantes na carreira de Rodrigo Azevedo, este foi um dos mais importantes, mas, com uma pontinha de decepção, o goleiro lamenta a falta de reconhecimento, especialmente por parte dos cartolas e da Federação. “Esse momento do gol é histórico. Acho que sou o único goleiro na história do futebol sul-mato-grossense a marcar um gol de cabeça, e isso, apesar de nunca ter sido valorizado e lembrado, principalmente pela Federação, foi um gol que marcou o campeonato e a minha carreira”, declarou o craque.

 

Jogando em outros gramados

Rodrigo Azevedo fez história também no Futebol 7 Society, onde atuou pela Seleção Brasileira por cinco anos consecutivos, de 2008 a 2012. Modalidade em que conquistou a Copa Latino Americana e, além disso, foi por seis vezes eleito o melhor goleiro do Brasil. Um feito conquistado por poucos.

 

 

 

 

Outros feitos

Em sua carreira de treinador, Rodrigo comandou as equipes de base da SERC por 9 anos, atuação não menos louvável, com diversas conquistas.

– Campeão Estadual Sub 13 – 2016

– Campeão Brasileiro Futebol 7 Society Sub 9 – 2014

– Campeão Estadual Feminino – 2014

– Acesso à Série A Profissional – 2018

– Treinador Sub 19 – 2019

Na equipe principal, treinou o grupo no Estadual da Série A em 2019 e, em 2020, assumiu a Diretoria de Futebol do clube.

Atualmente Rodrigo é treinador da Escolinha de Futebol e resume assim a sua carreira de atleta:

“Eu tive poucas oportunidades em times grandes, mas valeu pela experiência vivida”.

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima