DestaquePolítica

O trabalho social do Programa de Inclusão Profissional de Chapadão do Sul

O Programa de Inclusão Profissional de Chapadão do Sul, em sua prática, utiliza áreas técnicas essenciais como frente fundamental para a seleção dos indivíduos a serem inseridos no programa. Temos o Serviço Social da Secretaria de Assistência Social como ferramenta de alta qualidade na identificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que se encaixam com os objetivos do programa.

Estratégico e assertivo o programa conta com a colaboração das equipes técnicas dos CRAS e CREAS municipais para o atendimento social de seus beneficiários. As inscrições para o cadastro de reserva do programa são realizadas exclusivamente por estas unidades. Durante a inscrição dos candidatos, é realizada a verificação de requisitos e apuração de condição social, com os casos prioritários caracterizados através de relatório técnico social.

É realizado um constante acompanhamento social das pessoas inseridas no programa. Neste processo o Gestor do PROINCSUL, Fernando Silva de Freitas, e as equipes técnicas das unidades mantém contínua troca de informações de desempenho dos beneficiários no programa. A análise social de desenvolvimento dos beneficiários após inserção no programa é feita com visitas técnicas e a elaboração de novo relatório social, identificando a solidificação de resultados.

Estas ações conjuntas favorecem muito a qualidade técnica social no PROINCSUL, contando com a colaboração constante das coordenadoras Marisa Diogo de Oliveira, Cláudia Silva de Aguiar Pereira e Márcia Maria da Costa Lopes. Com o programa, as pessoas inseridas no mesmo deixam de ter a necessidade de consumo de alguns serviços das unidades, economizando investimentos em benefícios eventuais ofertados pela prefeitura.

A Secretária de Assistência Social, Maria das Dores Zocal Krug, ressalta que este afinado trabalho em equipe realizado no PROINCSUL torna possível os ótimos resultados sociais do programa. Melhoria de qualidade de vida, fortalecimento de vínculos familiares, aumento de autoestima, organização de finanças domésticas, acessibilidade à alimentação de qualidade, geração de sonhos e autoconfiança, dentre outros, são apenas alguns dos resultados sociais alcançados até aqui com o programa.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas com a Secretaria de Assistência Social,  na Rua Sete, nº 371 – Centro.  Telefone (67) 3562-2828.

Fonte: Assecom Prefeitura

Mostrar Mais

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima